Lóvua – Os camponeses do município do Lóvua, província da Lunda Norte, vão no presente ano agrícola (2022/2023), apostar na produção de milho, arroz, amendoim, massango e feijão, em grande escala.
Na campanha agrícola 2022/2023, aberta sexta-feira, pelo administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, prevê-se colher 450 toneladas de cereais, tubérculos, legumes, frutas e hortícolas.
Segundo o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca do Lóvua, Eduardo Silanda, mil e 110 famílias camponesas inseridas em 49 cooperativas e cinco associações, vão assegurar a produção agrícola este ano.
Informou que os camponeses contam com o apoio de técnicos do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDA), que supervisionam 30 Escolas de Campo (ECA).
Durante a abertura da campanha, as famílias camponesas receberam kits de trabalho e sementes de arroz, milho, ginguba, feijão e inseticidas.
Na ocasião, o administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, reiterou o apoio da administração ao sector agrícola, apelando ao empenho e dedicação dos camponeses, visando o cumprimento das metas preconizadas.
O município do Lóvua tem actualmente mais de 15 mil habitantes, 58 aldeias e cinco regedorias.