Ombadja – Cerca de 250 toneladas de produtos agrícolas, como tomate, beringela, pimenta, feijão, melancia e milho, serão colhidas, em Junho próximo, ao longo do canal do Cafu, município de Ombadja, província do Cunene, numa produção da fazenda Kimbo do Gaspar.
Segundo o proprietário da fazenda, Alberto Gaspar, cultivo desses produtos, iniciada em Fevereiro último, está a ser feita numa área de seis hectares, dos nove disponíveis.
Em declarações à ANGOP, nesta terça-feira, o fazendeiro sublinhou que a disponibilização da água do canal do Cafu incentiva a trabalhar e manter os níveis de produtividade de hortícolas e outros produtos, para abastecer o mercado local.
Recordou que a primeira colheita, ocorrida em Janeiro deste ano, teve um aproveitamento de 120 toneladas de produtos diversos, com destaque para o tomate, que foi escoado para os mercados de Luanda, Benguela e Cunene.
Considerou serem mercados privilegiados e favoráveis, tendo em conta que havia muita procura, o que incentivou alargar as áreas de cultivo de três para seis hectares, com vista o incremento da produção.
Alberto Gaspar referiu que vale apenas apostar na agricultura para tornar o mercado nacional mais sustentável, em termos de produtos alimentares, visando à diversificação da economia.
Inaugurado a 4 de Abril de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, o Canal do Cafu consiste num sistema de captação e transferência de água do rio Cunene para várias povoações, através de um canal condutor com 165 quilómetros de extensão.
Criada em 2022, a fazenda Kimbo do Gaspar gerou 12 postos de trabalho. PEM/LHE/QCB