Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Júlio Bessa apela envolvimento das autoridades tradicionais no fomento agrícola

     Agricultura              
  • Cuando Cubango • Segunda, 03 Maio de 2021 | 12h47
Governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa
Governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa
Belarmina Paulino

Menongue - O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, quer maior participação das autoridades tradicionais no programa de combate à fome e à pobreza, através do fomento da actividade agrícola.

O governante lançou esse desafio durante um encontro, na sexta-feira, com as autoridades tradicionais dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi, com quem abordou vários temas, com destaque para o papel dos mesmos na implementação do Plano de Desenvolvimento da província "KK-2050".

Na ocasião, incentivou as autoridades tradicionais a mobilizarem e sensibilizarem as famílias camponesas, para a necessidade da prática da agricultura intensiva em cada época agríciola, uma vez que o governo provincial está cada vez mais determinado em acabar com a fome nas comunidades.

Júlio Bessa apontou, como principais potencialidades, a existência de terras aráveis, mais de 30 rios nos nove municípios do Cuando Cubango, a distribuição de três tractores por cada municipalidade e também de sementes agrícolas, enxadas, entre outros imputs essenciais.

Para o governador, o Cuando Cubango não pode continuar a depender dos produtos agrícolas vindos do Bié, Huambo e Huíla, uma vez que a vocação principal da província e dos seus habitantes é a agricultura e o ecoturismo, sectores chave para o combate a fome, principalmente.

Destacou a colheita, na presente campanha agrícola 2020/2021, no Pólo do Tchilandangombe (município do Cuchi), de 400 toneladas de milho e elevadas quantidades de alho, no Pólo do Licua (município de Mavinga), bem como de outras quantidades consideráveis de cebola, no município do Cuito Cuanavale.

Júlio Bessa anunciou a existência, no Cuando Cubango, de 14 pólos agrícolas comunitários, espalhados nos diferentes municípios e comunas, que, na campanha agrícola 2021/2022, serão potenciados com instrumentos agrícolas e sementes diversas, para uma produção em grande escala de cereais, tubérculos e hortícolas.

O governador desafiou as autoridades tradicionais, num total de 80 presentes na reunião, a trabalharem com as administrações municipais na identificação de áreas agricultáveis, para que mais famílias camponesas possam ser inseridas no programa de médio prazo de atingir a auto-suficiência alimentar junto das comunidades locais.

Com isso, disse, será possível acabar-se com a fome no seio das famílias, baixar o custo de vida e a alta de preços dos produtos básicos, bem como criar-se oportunidades de emprego e de negócios para os jovens, de forma individual ou associados em cooperativas agropecuárias e de pescas.

Distribuição de imputes agrícolas

Ao intervir no acto, o director do Gabinete Provincial da Agricultura do Cuando Cubango, António Pereira Vicente, informou que no âmbito do programa agrícola local, o governo distribuiu, de forma gratuita, às famílias camponesas, 140 toneladas de fertilizantes e 116 de sementes diversas.

Colocou, igualmente, a disposição dos municípios vinte tractores, que, gratuitamente, lavraram mais de dez mil, dos 141 mil hectares de terras aráveis, que as famílias camponesas cultivaram durante a presente campanha agrícola 2020/2021, com uma previsão de colheitas de 170 mil toneladas de diversos produtos.

Por causa da seca, inundações e praga de gafanhotos, a cifra pode reduzir em cerca de 40 porcento.

Na ocasião, o director recomendou às autoridades tradicionais para desencorajarem as queimadas feitas pela população, uma vez que são nocivas à prática agrícola, destroem os nutrientes dos solos, empobrecem a fertilidade e reduzem a capacidade reprodutiva dos campos.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+