Ndalatando – A empresa agro-pecuária ‘Irmãos Chaves’ prevê exportar, este ano, cerca de 20 mil garrafas da bebida tradicional angolana, vulgo ‘Caporroto ou Capuca’ para Portugal e França, com o lançamento da primeira linha de enchimento deste aguardente.
Trata-se da primeira unidade fabril do género em Angola, lançada recentemente na província do Cuanza-Norte, que vai engarrafar essa bebida, feita essencialmente à base de mandioca, cana-de-açúcar e banana, de formal industrial.
Segundo o director-geral da empresa, António Chaves, nessa fase, a fábrica tem capacidade para produzir 100 mil garrafas (recipientes de 0,75 litro) por ano, prevendo-se aumentar a produção para 500 mil em 2025.
A fonte disse que a sustentabilidade do projecto é suportada por um laboratório e 200 hectares para a produção de cana-de-açúcar.
A Capuca ou também chamada ‘água do chefe’ é uma bebida alcoólica tradicional de Angola, destilada de forma artesanal, estando ligada à história, cultura e identidade dos angolanos. Normalmente, esta bebida é frequente em cerimónias de alambamento, óbitos, na resolução de um problema na aldeia ou agradecimento nas zonas rurais.
A empresa Irmãos Chaves está localizada no município de Lucala, província do Cuanza-Norte, com foco na actividade agrícola, prestação de serviços em hotelaria, entre outras áreas.
Desde 2019 até à presente data, os Irmãos Chaves já investiram mais de 25 milhões de dólares norte-americanos na produção de café, cacau e aguardente. EFM/IMA/QCB