Gambos – O município dos Gambos, província da Huíla, vai dispor de um Centro Regional de Práticas Agro-ecológicas (CERPA), dentro de 18 meses, num financiamento da ENDIAMA de mais de mil milhões de kwanzas.
A infra-estrutura, a ser instalada na Missão Católica de Tyiepepe e orçada em mil milhões, 56 milhões, 723 mil, 532 kwanzas, enquadra-se na responsabilidade social da diamantífera e vai ser operacionalizada através da Fundação Brilhante, cuja empreiteira é a Angenol Construtora e a dona da obra a Arquidiocese do Lubango.
O projecto, cujo lançamento da primeira pedra aconteceu na sexta-feira, 17, traduz-se numa escola de 13 salas de aula, um posto médico, residências para os padres e madres, assim como para os professores, um sistema de água entre outras infra-estruturas.
Ao falar no acto de consignação da obra, o director-geral da Fundação Brilhante, Bruno dos Santos, disse ser uma iniciativa que pretende replicar em outras regiões do país, com particular incidência para o leste, no domínio da responsabilidade social da empresa diamantífera.
“Acreditamos na sustentabilidade do projecto e dos seus actores, pois que para além da componente formativa agregará as questões da agricultura familiar adaptativas às alterações climáticas, sem descorar a protecção do ambiente em toda a sua dimensão”, manifestou.
Sobre a acção social, o vigário-geral da Arquidiocese do Lubango, padre Maurício Capembe, considerou ser um projecto a Missão do Tyiepepe e vai apoiar as comunidades desta área com educação de qualidade para os jovens e crianças, assim como para a comunidade em si, que debate-se com a falta de água.
Agradeceu a todos intervenientes na iniciativa, pelo que augura que as infra-estruturas venham a ser erguidas o mais rápido possível para beneficiar a população.
Por sua vez, o administrador dos Gambos, Francisco Barros Leonardo destacou ser é um “ganho imensurável”, que vem dignificar a imagem da circunscrição.
Para o administrador, a construção do CERPA é uma mais-valia para a província por ser um projecto social integrado virado para o desenvolvimento de competências técnicas e humanas, proporcionando o aproveitamento dos recursos naturais locais, empoderando as comunidades.
Sublinhou o papel da igreja pela sua importância histórica e religiosa, pois a Missão de Tyiepepe tem demonstrado desde 1902, o seu contributo na formação do homem e na transformação sociocultural das populações locais.
O município dos Gambos dista a 150 quilómetros a Sul da cidade do Lubango. É constituído pela comunas sede, correspondente à cidade de Chiange e pela de Chibemba, onde habitam 107 mil 600 habitantes. EM/MS