Humpata - Oitenta e dois jovens concluíram uma formação técnica na especialidade de mecanização agrícola, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na província da Huíla e entregues, no último sábado, ao mercado de trabalho.
A acção formativa com a duração de 15 dias e financiada pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA), enquadra-se no programa de financiamento da agricultura familiar.
Falando no acto de encerramento da actividade, a vice-governadora provincial da Huíla para o sector político, social e económico, Maria João Chipalavela, destacou a pertinência da formação técnica e profissional, de modos a que consigam aplicar as técnicas aprendidas, rumo ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Na ocasião, apelou aos mesmos a continuarem a estimular a produção alimentar na base de um trabalho mecanizado, bem como ajudar aqueles que não têm a formação e conhecimento para que possam reparar os seus equipamentos e fazer a gestão dos mesmos.
Sublinhou que uma das formas de potenciar a agricultura familiar é a optimização dos equipamentos para que não tenham que ter cada família um tractor, devendo ser partilhado para que venha se aumentar a taxa de produção alimentar e trazem receitas para melhorar a qualidade de vida.
Por sua vez, o administrador executivo para a área interna do FADA, Saidy Fernando, afirmou que os técnicos formados estão munidos de instrumentos técnicos e tecnológicos que garantirão o fomento da agricultura familiar nas suas comunidades.
Segundo explicou, trata-se de conhecimentos e habilidades de mecanização ligeira, na perspectiva de tornarem-se agentes de transformação de produtos alimentares diversos, contribuindo no programa de combate à fome e a redução da pobreza na região sul do país. JT/MS