Lubango - Trinta e cinco associações de camponeses e agricultores singulares do município da Humpata, na Huíla, prevêem, até Outubro próximo, colher 25 toneladas de trigo, no âmbito do programa relançamento e fomento da produção do cereal, na região.
Trata-se das associações de camponeses constituídas por 35 a 40 agricultores das comunas das Neves, Caholo e da sede de do município, que desde Maio desde ano lançaram, de forma experimental, ao cultivo em pequenas parcelas.
Em declarações, à ANGOP, a directora da agricultura da Humpata, Flora Fernandes, destacou que o município, nos anos 1970, foi considerado o celeiro do trigo na região e o objectivo agora é aos poucos recuperar esse lugar, começando com a agricultura familiar, pois há condições climáticas para a produção em grande escala.
Segundo a directora, para o efeito, a administração Municipal da Humpata recebeu do Gabinete provincial da Agricultura da Huíla 10 toneladas de semente de trigo e foram distribuídas às 35 associações de camponeses.
O Município da Humpata localiza-se numa altitude de mil 937 metros, é limitado a Norte pelo município do Lubango, a Este pela Chibia, a Sul pelo Virei e a Oeste pela Bibala, esses dois últimos do Namibe.
Possui uma população total de 120 mil 772 habitantes, maioritariamente composta pelo grupo etnolinguístico Nyaneka com uma forte predominância Ovamwila. É servido por uma rede hidrográfica subterrânea e de superfície de caudal constante, as suas terras são férteis, sendo a produção de frutas e tubérculos a actividade essencial. BP/MS