Humpata – Mil e 300 toneladas de frutas tropicais, 650 das quais de pêra, foram colhidas por agricultores do município da Humpata, província da Huíla, em 2023, 550 a mais, comparativamente a 2022.
O município da Humpata destaca-se, por ser o maior produtor de frutas tropicais do país, onde o realce recai para a maça, pêssego, marmelo, goiaba, citrinos, morango, ameixa e pêra.
Em entrevista à ANGOP, a directora do gabinete municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Flora Fernandes, fez saber que o aumento da produção deveu-se a regularidade das chuvas neste período, contrariamente na época passada, marcada por estiagem, assim como a procura no mercado.
A fonte detalhou a colheita 430 de maça, 200 de laranja e 80 de limão, cujos principais mercados de comercialização foram os de Lubango, Luanda, Luanda, Benguela, Cunene e Namibe.
Sem avançar o número de famílias envolvidas na campanha, nem o de hectares em que foram feitas as colheitas, Flora Fernandes considerou de “satisfatória” a produção, o que demonstra o potencial do município no quesito, um cenário que pode atrair mais investidores nesse segmento.
Avançou que é notável, nos mercados locais, a presença da fruta de Humpata, até porque escasseou a importada, pelo que a procura da produção nacional é maior, assinalando, por isso, os “progresso” e a vontade das famílias produtoras.
Os baixos preços (perto de 500 kz o balde de 10 kg de cada fruta) são, segundo a directora, os principais factores de estrangulamento que os produtores vivem, aliado aos roubos constantes nas plantações e à falta de uma indústria transformadora que possa absolver o excedente, que quase sempre acaba no lixo em como ração para animais.
Acrescentou que a Administração local adquiriu, recentemente, dos produtores locais, três mil plantas de fruteiras variadas, com objectivo de repovoar e substituir as velhas, algumas com mais de 50 anos de existência e apresentam pouca produção.
Com uma superfície de 1.434 quilómetros quadrados, o município da Humpata dista 22 quilómetros a Oeste do Lubango e tem uma população estimada em 120 mil 772 habitantes. Limita-se a Norte com o município da Bibala (Namibe) a Sul com a Chibia, a Este com o Lubango e a Oeste com o Virei (Namibe). JT/MS