Bailundo - Oitocentas e 72 mil 156,46 hectares de terra estão preparados para a campanha agrícola 2024/2025 na província do Huambo, no sector familiar e empresarial, informou, esta quarta-feira, o governador local, Pereira Alfredo.
Destes hectares, 379 mil 687,87 são para o sector familiar e 492 mil 468,6 para o empresarial, com uma previsão da colheita de um milhão 800 mil toneladas de produtos diversos, mais 10.8 por cento comparativamente à época anterior.
O governante discursava no acto de abertura da campanha agrícola 2024/2025, decorrido na comuna da Luvemba, município do Bailundo, sob o lema "Agricultura familiar, caminho certo para o aumento sustentável da produção agrária".
Na ocasião, alertou que o contexto actual da economia angolana inspira a adopção de estratégias que permitam a aceleração do processo da diversificação da economia e o aproveitamento dos factores endógenos e exógenos, para se encontrar as fontes de renda das famílias e do Estado.
Informou que o Governo da província do Huambo vai assistir, na presente campanha agrícola, 296 mil e 76 famílias, o que representa mais de 40 por cento dos camponeses inseridos nos programas de extensão e desenvolvimento rural, das administrações municipais e de outros parceiros do Executivo angolano.
Pereira Alfredo lembrou que mais de 70 por cento da produção nacional é feito pelos agricultores familiares, com destaque para o milho, batata-doce e rena, mandioca, amendoim e outros alimentos consumidos na cidade.
Para tal, desafiou os camponeses locais a combaterem à fome e à pobreza com o trabalho do campo, pois Angola, no geral, possui terras abundantes e férteis, para produtos diversos.
Sem precisar o valor, anunciou a redução, este ano, dos preços da aquisição dos fertilizantes, para permitir o aumento da produção dos camponeses e não só.
Adiantou que já começaram a entregar os fertilizantes às famílias camponesas, num total de oito mil, disponibilizados pelo Ministério da Agricultura e Florestas.
Entretanto, disse serem quantidades insuficientes, pois a província do Huambo necessita de mais de pelos menos 100 mil toneladas de fertilizantes, daí que o Governo local vai buscar outras soluções para o aumento dos insumos agrícolas.
Disse estarem à disposição vários instrumentos que vão incentivar o aumento da produção agrícola, sobretudo, o apoio financeiro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e de outros parceiros disponíveis para a cedência do crédito agrícola às famílias.
Durante o acto, o governante visitou a feira de exposição de produtos agrícolas dos 11 municípios e entregou quantidades diversas de fertilizantes, desde adubo 12/24712, ureia, sulfato de amónio e adubo simples, para além de enxadas e outros insumos agrícolas ZZN/ALH