Humpata – O primeiro lote de semente de milho híbrido para multiplicação será lançado à terra, este mês, pelo grupo agro-industrial “Jardins da Yoba”, no município da Humpata (Huíla), para aumentar a produção e promover maior competitividade comercial.
O milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo sementes com vigor híbrido capazes de gerar plantas com produtividade superior.
As características desse tipo de semente que começa a ser multiplicada na Huíla são relevantes para a agricultura local, sobretudo pela capacidade de suportar as variações climáticas.
Ao todo estão preparados dez hectares para receber, numa primeira fase, mil quilogramas da primeira combinação da variedade híbrida de milho amarelo, com duas linhas diferentes, cuja previsão é colher 30 toneladas de semente.
Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o director-geral do grupo “Jardins da Yoba, João Saraiva, disse tratar-se de uma semente, cujo trabalho de investigação até à produção durou três anos e agora aposta-se na multiplicação de uma forma controlada, para fortalecer o acervo genético do país.
Realçou que para a concretização de tal desiderato contaram apoios do Instituto Nacional de Investigação Agronómica com o qual vêm realizando estudos de melhoramento de sementes desde 2011.
Segundo o empresário, no âmbito desse trabalho técnico e científico, o grupo criou duas linhas fundamentais de trabalho, a partir da sua semente adaptada às condições da Huíla, desde os solos, pragas e doenças.
Para ele, a aceitação dos híbridos nas comunidades é um processo, como foi nos outros países, tem que ser o agricultor a verificar ou não os benefícios da sua adopção.
“Pelos títulos e testes multi-locais que temos feito a nível da Chibia e Humpata, Huambo e Cuanza Sul, da análise da produção e da produtividade esperamos como resultados variedades produtivas que vão resolver o problema dos produtores”, ressaltou.
João Saraiva afirmou que o objectivo é aumentar a produção agrícola no seio da agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento económico do país, pois este é um projecto com “pernas para andar” e a parte mais difícil está conseguida.
As sementes de milho híbrido apresentam maior potencial de rendimento devido aos trabalhos de melhoramento genético, com características superiores à semente do milho comum, mas carece de aquisição todos os anos, já ela perde qualidade se for replantada.
Na província da Huíla, o projecto de multiplicação dessa semente ganhou força após a realização do 1º Colóquio do Milho realizado em Novembro de 2018, promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento e o governo local, onde aconteceu igualmente o lançamento do primeiro milho híbrido geneticamente modificado na circunscrição.
O grupo Jardins da Yoba foi seleccionado, em 2016, pelo Programa Nacional de Sementes para, em cooperação com o Instituto de Investigação Agrária (IIA) e o Centro Internacional de Melhoramento do Milho e Trigo (CIMMYT), melhorar e seleccionar sementes.