Menongue – O Governo da Província do Cuando Cubango vai apoiar as 11 mil e 906 famílias camponesas afectadas pela estiagem, com sementes de milho, feijão e de hortícolas diversas, para a recuperação dessas culturas prejudicadas, numa área de 27.852, 95 hectares.
Esta ajuda surge no âmbito do arranque da terceira fase da campanha agrícola 2020/21, nos municípios do Cuchi, Cuito Cuanavale e Menongue.
Esta terceira etapa inicia já neste mês de Março e vai até Junho do corrente ano, numa altura em que o governo está no processo de aquisição de sementes e plantas acimas mencionadas.
Este apoio vai abranger igualmente as 166 famílias camponesas afectadas pelas inundações nos municípios do Nankova e Rivungo, numa área de 312.5 hectares com plantações de milho e hortícolas.
Segundo o director do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas do Cuando Cubango, António Pereira Vicente, que falava nesta segunda-feira durante a reunião do governo provincial, até ao momento já foram adquiridas 20 toneladas de sementes de milho, igual número de feijão e 370,7 quilos de hortícolas diversas.
Nos municípios de Menongue e Cuchi registou-se uma estiagem de aproximadamente 60 dias, período em que houve inundações em Nankova e Rivungo.
Para a terceira época da campanha agrícola serão adquiridos 15 mil e 500 quilos de batata-rena, oito mil de alho, entre outras, para serem cultivados em mais de quatro mil hectares e uma previsão de produção de mais de seis mil toneladas.
Na campanha agrícola 2020/2021 estão envolvidas 68 mil e 558 famílias camponesas, numa área de 141 mil e 555 hectares.