Ganda - O director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas de Benguela, Leilande da Costa, reafirmou, esta quinta-feira, nesta cidade, a continuidade do trabalho em prol das famílias camponesas, para sustentabilidade das comunidades.
A responsável falava durante o XXIV Encontro Provincial das Comunidades, promovido pela ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente -Antena Benguela.
Segundo Leilande da Costa, é necessário mobilizar as comunidades para dedicarem-se ao campo, à pecuária e silvicultura.
"Essas acções irão garantir a segurança alimentar e nutricional, para elevação da qualidade de vida dos angolanos", afirmou.
O responsável disse que um dos propósitos do Executivo é envolver todos os cidadãos em torno de um único objectivo, o de desenvolvimento das comunidades e bem-estar das pessoas.
Leilande da Costa recordou que o Estado está também a trabalhar no empoderamento da juventude, especialmente de mulheres, com a formação e entrega de kits profissionais.
"Estamos a promover a agricultura familiar, com a entrega de insumos agrícolas, como fertilizantes, sementes e outros meios de trabalho", referiu.
O director garantiu a continuidade dos incentivos financeiros, das caixas comunitárias e outros instrumentos que concorrem para o aumento da produção agrícola.
Por outro lado, considera ser necessário continuar a garantir equidade em termos de acesso, posse, uso da terra e gestão dos recursos", disse.
Para tal, o responsável desejou aos participantes maior interacção e partilha das experiências comunitárias.
Na mesma senda, defende uma implementação imaculada dos programas públicos de desenvolvimento local, contribuindo na estruturação do poder local, visto que esta acção expressa o aumento do protagonismo das comunidadades.
O XXIV encontro provincial das comunidades debateu A experiência de boas práticas no domínio do desenvolvimento local e Programas públicos de apoio ao desenvolvimento local nos sectores agrícola e social. CRB