Saurimo - O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, prometeu esta sexta-feira, que o governo vai dinamizar a agricultura familiar, intensificando os apoios aos agricultores, para superar os actuais níveis de produção de alimentos.
Na campanha agrícola 2023/2024, os agricultores da Lunda-Sul produziram 500 mil toneladas de produtos diversos.
No presente ano agrícola (2024/25), com 56 mil e 544 famílias envolvidas , estão disponíveis 84 mil e 614 hectares de terra para a produção de 507 mil toneladas de produtos diversos.
O governante assumiu esse compromisso na abertura da segunda reunião ordinária do Conselho Provincial da Auscultação da Comunidade, orientando as administrações a redifinirem as acções do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, priorizando o sector agropecuário.
“As famílias camponesas são as que mais contribuem na produção dos alimentos do campo que chegam à mesa do cidadão, por isso, devemos melhorar os apoios com insumos e assistência técnica", frisou.
Durante a sessão, os membros serão informados sobre o Orçamento Geral do Estado 2025 para a província da Lunda-Sul, bem como avaliar a execução do programa de Combate a pobreza.
Os membros serão igualmente informados sobre a preparação das festividades dos 50 anos da Independência de Angola, assim como a implementação do programa "uma sala de aula, mais educação nas regedorias e bairros", entre outros.MG/JW/HD