Chinguar - O Governo da Província do Bié quer mais jovens desta região a apresentarem projectos virados às áreas da agricultura e pecuária, visando permitir que haja maior e melhor produção agrícola e criação de animais, tendo em conta o Programa do Executivo virado à redução das importações.
O desafio foi lançado hoje, no município do Chinguar, pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Bié, António Manuel, quando falava no I Simpósio do Jovem Produtor, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), ano âmbito do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON).
Segundo António Manuel, o Executivo angolano possui vários projectos de financiamentos para a juventude nas áreas da agricultura e pecuária, desde que apresentem, especialmente, ao Governo da província programas sustentáveis que mereçam financiamento da banca, com advocacia das autoridades.
O vice-governador avançou que a ideia é fazer com que estes sectores sejam, por outro lado, fonte de redução do desemprego na camada juvenil, assim como contribuam na luta contra a pobreza e fome que ainda assolam as famílias bienas.
Considerou um potencial os solos e o clima existentes na província do Bié, o que tem estado a permitir que haja aposta da agricultura por parte da população local, sobretudo as famílias camponesas, bem como dos incentivos que beneficiam por parte do Executivo, através de diversos projectos.
Reiterou ainda que as autoridades governamentais locais vão continuar a apoiar os jovens desta parcela do país, em diversas acções do fomento do auto-emprego, como forma de lhes proporcionar bem-estar e fontes de rendimento para o sustento das suas famílias e criação de mais postos de emprego.
Por sua vez, o secretário executivo do CPJ no Bié, Faustino Sassango, afirmou que, com a realização desta I Simpósio, deverá possibilitar estimular ainda mais esta camada, no sentido de enveredar mais pelo agro-negócio, visando o desenvolvimento pessoal e desta parcela do país.
Faustino Sassango adiantou de igual modo que, no âmbito do Programa de Apoio Juvenil à Produção Nacional, espera-se colher na presente campanha agrícola 50 toneladas de feijão, 25 de milho, 20 de batata-rena, 100 de tomate.
Apelou, por outro lado, a necessidade do pelouro negociar com a banca, a fim de ser mais célere na cedência de crédito a esta franja.
Entretanto, o administrador do Chinguar, Afonso Belo Sanguvila, destacou o apoio que o Governo tem vindo a dar aos jovens desse município, principalmente na área da agricultura, o que tem permitido com que o município seja uma referência no cultivo de diversos produtos agrícolas, como a batata-rena e o trigo.
Neste I Simpósio, que contou com a presença de mais de 200 jovens vindo dos nove municípios do Bié, debateu-se temas como os desafios do Executivo com a Juventude empenhada nas actividades agropecuária, resultados sobre os projectos MOSAP II, Prodesi, Facra e PAPE, empreendedorismo juvenil - um olhar profundo nas estratégias do desenvolvimento de actividades agropecuária na província.
Abordou-se ainda as valências no investimento agro-pecuário à luz das experiências de jovens agricultores e não só, entre outros.
O município do Chinguar dista a 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito e possui uma população acima de cem mil habitantes, na sua maioria camponeses.