Luanda – O Governo está a prepara um instrumentos para dinamizar os planos de fomento da produção de Grãos (PLANAGRÃO), das Pescas (PLANAPESCA) e o do desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUÁRIA), disse hoje, em Luanda, o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos.
Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento, sublinhou que nesta altura estão a calibrar os três planos aprovados, para que a cadeia de produção não seja interrompida.
Frisou que o Executivo está a trabalhar com o grupo técnico empresarial que vai garantir a execução do Planapecuaria.
Com o Plano Nacional de Grãos (PLANAGRÃO), o Executivo vai investir, nos próximos cinco anos, 5,7 mil milhões de dólares, para produzir 6,1 milhões de toneladas de trigo, arroz, soja e milho, com o objectivo de aumentar os índices de produção agrícola no país.
Já no PLANAPESCA, há previsão de um crescimento médio anual da produção pesqueira na ordem dos 4 por cento e do sal em 15 por cento, perspectivando-se que a produção pesqueira passe das actuais 596 mil toneladas para 750 mil toneladas em 2027 e a produção do sal passe das actuais 201 mil toneladas para cerca de 472 mil toneladas em 2027.
O Plano Nacional da Pecuária (PLANAPECUARIA) tem como objectivo aumentar a produção de carne bovina para 110 mil toneladas, suína para 120 mil, caprina para 310 mil e ovina para mais de 240 mil toneladas, entre outros.
Os referidos planos estão associados ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI). HEM/AC