Menongue - O Governo do Cuando Cubango prevê incluir, na campanha agrícola 2021/2022, o incentivo à produção de cabritos e outros animais de pequeno porte, como coelhos e galinhas, para a contínua melhoria da condição social da população.
O desafio foi lançado hoje, quinta-feira, pelo diretor do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas no Cuando Cubango, António Pereira Vicente, durante a sua intervenção na reunião do II Conselho Alargado do Governo, tendo avançado que, para o efeito, serão adquiridos dois mil cabritos e igual número de coelhos, para reprodução.
Os animais serão distribuídos de forma gratuita aos agricultores com capacidades e habilidades para o acompanhamento e criação das espécies, uma aposta que deve-se ao fato de serem de fácil acompanhamento e de rápida reprodução e pouca complexidade, se comparados com o gado bovino.
Por outro lado, o responsável informou que, durante a campanha agrícola 2020/2021, deu-se início ao processo de plantação e distribuição de árvores de frutos, num total de cinco mil em toda a extensão da província, uma iniciativa que vai continuar na campanha 2021/2022, com a previsão de distribuição de dez mil árvores de diversos frutos, no âmbito do fomento da fruticultura.
Para o efeito, está em curso a montagem de um campo de demonstração na comuna do Missombo, município de Menongue, para servir de escola de campo e melhorar a percepção das famílias sobre os cuidados a ter com as árvores de frutos, desde a plantação até a sua fase adulta.
Campanha agrícola e resultados
Sobre o ano agrícola 200/2021, avançou que neste momento se está a trabalhar na segunda época, que é a produção nas baixas e encostas, para a produção de hortícolas, em simultâneo com a preparação de terras para a terceira época, com a distribuição de fertilizantes e sementes, enxadas e catanas.
Disse que até ao momento houve uma perda de 45 porcento da produção total esperada, em função da estiagem, inundações e a praga de gafanhotos.
Conforme precisou, estavam preparados 141 mil hectares e uma previsão de colheita de 170 mil toneladas de produtos diversos, mas por razões acima apontadas a produção cifrou-se na ordem de 80 mil toneladas de produtos diversos, com destaque para milho, massango, massambala, tubérculos e hortícolas.
Produção de tilápia
António Pereira Vicente disse que o centro de larvicultura da comuna do Missombo, com a capacidade de 20 tanques, destinados à produção de peixe de espécie tilápia, num total de 200 toneladas já disponíveis, apresenta todas as condições técnicas e administrativas para dar início ao processo de comercialização na segunda quinzena do mês de Junho.
Para a continuidade cabal do projecto, explicou o responsável, os agricultores locais deverão direccionar uma particular atenção na produção de milho e soja, que são as principais matérias-primas para a produção de ração para o peixe, cuja fábrica encontra-se acoplado ao projecto.
Constam da agenda do conselho, com termino previsto ainda para hoje, a análise do grau de execução do PIIM inicial, balanço do programa de redução da pobreza, balanço da execução financeira do I quadrimestre de 2021, entre outros assuntos.
A reunião, que está a ser orientada pelo governador provincial, Júlio Bessa, conta com a presença dos vice-governadores, delegados e directores de instituições públicas, administradores municipais, entre outros convidados.