Rivungo - Apostar, doravante, numa verdadeira agricultura familiar, com a introdução dos sistemas de irrigação, para fazer face ao fenómento de estiagem que tem assolado a região leste do Cuando, consta das prioridades do Governo desta província.
O facto foi revelado esta segunda-feira, na sede municipal do Rivungo, pelo governador provincial do Cuando, Lúcio Amaral, durante o acto da sua apresentação à população dessa circunscrição.
O governante defendeu ser crucial o fomento de uma verdadeira agricultura mecanizada, que não possa depender apenas da chuva e quando acontecer, aproveitar a água do rio Cuando e de outros para a prática da agricultura.
Lúcio Amaral reiterou que, desta forma e aproveitando as potencialidades de terras aráveis, o programa de combate à fome terá resultados satisfatórios, apostando nas culturas mais rentáveis na região, como milho, massango, massambala, mandioca, feijoã e hortícolas.
Acredita que este desafio terá êxitos, com a introdução, igualmente, de Escolas de Campo nos nove municípios do Cuando, para garantir mais produtividade para o consumo e o excedente para a comercialização.
Reiterou exercer uma governação de proximidade, através de auscultação das autoridades tradicionais, religiosas, associações e a população em geral sobre as suas prioridades, com o objectivo de se desenvolver aquela província e assegurar o bem-estar social e económico.
Por seu turno, o administrador municipal do Rivungo, João Wilson Tchimbinde, fez saber que a circunscrição ostenta rios navegáveis com margens muito férteis para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável.
Sublinhou que a fauna e a flora fazem parte jubilar do desenvolvimento socioeconómico do Rivungo, com espécies de árvores económicos para a indústria da madeira, como girassol, mussivi, pau-ferro e mucusso.
Da fauna, destacou a existência de elefantes, búfalos, hipopótamos, rinocerontes, leões, zebras, entre outros animais.
No primeiro de trabalho ao Rivungo, Lúcio Amaral visitou o rei da municipalidade, Golden Manguisi Kaputungu III, o centro médico, as obras do futuro hospital, a Estação de Tratamento de água, o depósito de medicamentos, entre outras acções. ALK/FF
Obras da construção da Mavinga/Rivungo poderão começar brevemente
Por outra, o governador Lúcio Amaral anunciou que as obras da construção da Estrada Nacional Mavinga/Rivungo, com mais de 200 quilómetros, poderão começar brevemente, contratadas que estão as empresas para o efeito.
Disse tratar-se de três empresas, contratadas igualmente para a construção do troço Cuito Cuanavale/Mavinga, numa extensão de mais de 200 quilómetros.
As mesmas empresas, prosseguiu Lúcio Amaral, já estiveram na sede de Mavinga para a identificação dos terrenos que servirão de instalação dos estaleiros.
Descreveu que uma empresa fará a construção do troço Lievela/Mavinga, outra do Lievela à nascente do Lomba e a última até Mavinga, com o objectivo de permitir maior celeridade na sua execução e facilitar a circulação de pessoas e bens, a nível dos municípios do Cuando.
Fruto do mau estado da estrada, a caravana do governador fez aproximadamente oito horas, de Mavinga ao Rivungo, num percurso de 210 quilómetros, o que seria feito em apenas duas a três horas.
Fruto de longas distâncias, muitas famílias recorrem à Zâmbia e Namíbia, para assistência médica e medicamentosa.
Prometeu, na ocasião, dar solução ao sector da educação, através de recuperação de escolas inacabadas e a construção de novas salas de aula, para reduzir a cifra de mais de mil crianças fora do sistema normal de ensino.
Para a concretização da estratégia, o governante assegurou a criação de condições de acomodação para os professores, visando o exercício condigno da profissão.
Fruto da DPA, o Cuando conta com nove municípios, designadamente Mavinga, capital, Rivungo, Luiana, Dima, Chipundo, Luengue, Cuito Cuanavale, Dirico e Mucusso.
Depois da avaliação dos quadros e dificuldades existentes, serão feitas, formalmente, as institucionalizações das quatro comunas que ascenderam a municípios, concretamente Chipundo, Dima, Luengue, Mucusso e Luiana.ALK/PLB