Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo do Cuando aposta numa verdadeira agricultura familiar 

     Agricultura              
  • Cubango • Terça, 28 Janeiro de 2025 | 11h09

Rivungo - Apostar, doravante, numa verdadeira agricultura familiar, com a introdução dos sistemas de irrigação, para fazer face ao fenómento de estiagem que tem assolado a região leste do Cuando, consta das prioridades do Governo desta província.

O facto foi revelado esta segunda-feira, na sede municipal do Rivungo, pelo governador provincial do Cuando, Lúcio Amaral, durante o acto da sua apresentação à população dessa circunscrição.

O governante defendeu ser crucial o fomento de uma verdadeira agricultura mecanizada, que não possa depender apenas da chuva e quando acontecer, aproveitar a água do rio Cuando e de outros para a prática da agricultura.

Lúcio Amaral reiterou que, desta forma e aproveitando as potencialidades de terras aráveis, o programa de combate à fome terá resultados satisfatórios, apostando nas culturas mais rentáveis na região, como milho, massango, massambala, mandioca, feijoã e hortícolas.

Acredita que este desafio terá êxitos, com a introdução, igualmente, de Escolas de Campo nos nove municípios do Cuando, para garantir mais produtividade para o consumo e o excedente para a comercialização.

Reiterou exercer uma governação de proximidade, através de auscultação das autoridades tradicionais, religiosas, associações e a população em geral sobre as suas prioridades, com o objectivo de se desenvolver aquela província e assegurar o bem-estar social e económico.

Por seu turno, o administrador municipal do Rivungo, João Wilson Tchimbinde, fez saber que a circunscrição ostenta rios navegáveis com margens muito férteis para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável.

Sublinhou que a fauna e a flora fazem parte jubilar do desenvolvimento socioeconómico do Rivungo, com espécies de árvores económicos para a indústria da madeira, como girassol, mussivi, pau-ferro e mucusso.

Da fauna, destacou a existência de elefantes, búfalos, hipopótamos, rinocerontes, leões, zebras, entre outros animais.

No primeiro de trabalho ao Rivungo, Lúcio Amaral visitou o rei da municipalidade, Golden Manguisi Kaputungu III, o centro médico, as obras do futuro hospital, a Estação de Tratamento de água, o depósito de medicamentos, entre outras acções. ALK/FF

Obras da construção da Mavinga/Rivungo poderão começar brevemente

Por outra, o governador Lúcio Amaral anunciou que as obras da construção da Estrada Nacional Mavinga/Rivungo, com mais de 200 quilómetros, poderão começar brevemente, contratadas que estão as empresas para o efeito.

Disse tratar-se de três empresas, contratadas igualmente para a construção do troço Cuito Cuanavale/Mavinga, numa extensão de mais de 200 quilómetros.

As mesmas empresas, prosseguiu Lúcio Amaral, já estiveram na sede de Mavinga para a identificação dos terrenos que servirão de instalação dos estaleiros.

Descreveu que uma empresa fará a construção do troço Lievela/Mavinga, outra do Lievela à nascente do Lomba e a última até Mavinga, com o objectivo de permitir maior celeridade na sua execução e facilitar a circulação de pessoas e bens, a nível dos municípios do Cuando.

Fruto do mau estado da estrada, a caravana do governador fez aproximadamente oito horas, de Mavinga ao Rivungo, num percurso de 210 quilómetros, o que seria feito em apenas duas a três horas.

Fruto de longas distâncias, muitas famílias recorrem à Zâmbia e Namíbia, para assistência médica e medicamentosa.

Prometeu, na ocasião, dar solução ao sector da educação, através de recuperação de escolas inacabadas e a construção de novas salas de aula, para reduzir a cifra de mais de mil crianças fora do sistema normal de ensino.

Para a concretização da estratégia, o governante assegurou a criação de condições de acomodação para os professores, visando o exercício condigno da profissão.

Fruto da DPA, o Cuando conta com nove municípios, designadamente Mavinga, capital, Rivungo, Luiana, Dima, Chipundo, Luengue, Cuito Cuanavale, Dirico e Mucusso.

Depois da avaliação dos quadros e dificuldades existentes, serão feitas, formalmente, as institucionalizações das quatro comunas que ascenderam a municípios, concretamente Chipundo, Dima, Luengue, Mucusso e Luiana.ALK/PLB

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mais de 30 crianças operadas à hidrocefalia no Lubango 

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 10h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+