Caxito – O governo da província do Bengo pediu, este sábado, aos produtores agrícolas do município do Dande, para produzirem mais e diversificar a produção.
Ao dirigir-se aos feirantes do mercado do Panguila, na abertura da VI edição da Feira Agro-Dande, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico do Bengo, José Bartolomeu Pedro, referiu que a diversificação dos produtos visa garantir a sustentabilidade efectiva das famílias.
Lembrou que 76,2 por cento da produção agrícola na província do Bengo provém da agricultura familiar.
Enquadrada nos festejos dos 94 anos do município do Dande, o certame tem por objectivo criar uma ponte entre operadores económicos, compradores, cooperativas, associações agrícolas e de comercialização para facilitar o escoamento dos produtos.
Com 60 expositores e cerca de 45 toneladas de produtos diversos, a feira pretende superar os cerca de 26 milhões de Kwanzas arrecadados na edição anterior.
Entre os produtos expostos constam a banana, batata-doce, mandioca, milho, maracujá, ginguba, café, abacaxi, abacate, inhame, limão, laranja, tomate, cebola, pescado, entre outros.
Composto pelas comunas de Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Kicabo e Úcua, o município do Dande é a sede da província do Bengo. FS/IF