Caconda - Camponeses do município de Caconda, na província da Huíla, vão, em breve, beneficiar de 15 toneladas de semente de trigo, destinadas ao relançamento da produção do grão em sequeiro, já a partir do próximo ano agrícola.
Os inputs já estão no município e acondicionados nos armazéns da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), aguardando apenas pela criação de condições do ano agrícola, agendado para Setembro, para fazer chegar aos beneficiários.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo director municipal da agricultura, Pinheiro Baptista, adiantando tratar-se do relançamento da produção do cereal, um processo que prevê também a aposta no arroz, na soja e no café, este último com mais de 500 mil plantas disponíveis em alfobres.
Frisou que numa primeira fase farão a distribuição às famílias camponesas inscritas nas associações e cooperativas afins, mas a iniciativa prevê beneficiar também os produtores singulares que queiram aprender a produzir o grão.
Todavia, apelou aos produtores com interesse na cultura, a solicitarem apoio à comuna do Waba, onde encontram-se camponeses experientes nessa prática, a fim de trocarem conhecimentos que ajudem a alavancar a produção.
Declarou que a comuna do Waba, no passado, destacou-se na produção em larga escala do trigo, mas o conflito armado e a falta de uma componente de transformação inibiram, nos últimos anos, os produtores, situação que se quer inverter com os novos incentivos.
O município de Caconda dista a 230 quilómetros a Norte do Lubango e tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes. MS