Saurimo – O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, reafirmou no sábado, na comuna do Mona-Quimbundo, município de Saurimo, a contínua aposta no desenvolvimento da actividade agrícola para a redução da fome e pobreza no seio das famílias.
O governante teceu tais considerações, por ocasião da abertura da campanha agrícola 2023/2024, tendo dito que a estratégia agrícola passa especificamente pelo incentivo a criação de mais cooperativas, para facilitar o acesso ao crédito e consequentemente o alargamento das áreas de cultivo.
Afirmou que o Governo local vai continuar apoiar os agricultores, as cooperativas e os empresários do ramo, com insumos e outros inputs, para além da assistência técnica.
“O Governo local reitera o compromisso de trabalhar com todos os agricultores e empresários para o aumento da produção,redução das importações e a diversificação da economia, pois o sector agro-pecuário garante a segurança alimentar e nutricional”, salientou.
Disse igualmente que o Governo vai continuar a investir na reabilitação das estradas terciárias, sobretudo as que dão acesso às zonas de maior produção agrícola, dos canais e valas de irrigação, bem como na electrificação rural para fomentar a produção.
Sublinhou que o sector agrícola figura entre os principais motores de crescimento económico e gerador de empregos.
Por outro lado, Daniel Neto disse que para a presente campanha as culturas a serem privilegiadas são do arroz, mandioca e batata-doce, feijão, massango e massambala, tendo em conta o potencial da região nestes produtos.
Entretanto, o governante reiterou o potencial da província em termos agrícolas e fez saber que, para além das culturas citadas, a região está igualmente empenhada na produção de milho e soja, podendo por isso participar de forma activa no Plano de Fomento à Produção de Grãos.
Reconheceu serem enormes os desafios para a produção destas culturas, mas disse estar confiante que na próxima colheita as quantidades serão maiores, atendendo a disponibilidade dos seus produtores.
A campanha agrícola 2023/2024, decorre sob o lema “Agro-pecuária, aposta certa para o garante da segurança alimentar enutricional”, o acto decorreu na comuna do Mona-Quimbundo, que dista a cerca de 54 quilómetros da sede do município de Saurimo, e contou com a presença de membros do Governo local, representante de associações e cooperativas de camponeses, agricultores entre outros convidados. QB/JW