Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza Aires, afirmou esta segunda-feira, no Dundo, que o fomento da agricultura familiar é o seu principal foco, com vista à segurança e auto-suficiência alimentar na circunscrição.
Em declarações à imprensa, à margem da exposição de equipamentos agrícolas para aquisição por via de crédito, sublinhou que o governo vai estimular os agricultores a aumentar os níveis de produção, para melhoria da dieta alimentar das famílias.
Deverá também melhorar os mecanismos de atração de investimentos para a promoção da agro-indústria, para o alargamento da base tributária e o fomento do emprego.
“Nós sabemos que a agricultura familiar é a base para a segurança alimentar e nutricional das famílias, por isso é que o nosso foco será potenciar os agricultores e atrair investidores para, num futuro breve, evoluirmos para a agricultura industrial”, frisou.
Segundo Filomena Aires, “a província da Lunda-Norte não deve se destacar apenas na indústria extractiva de diamantes, é preciso olharmos para as outras potencialidades e transformá-las em riqueza”.
A exposição contou com 18 motocultivadoras e sete tractores para agricultores individuais, micro e pequenas empresas agrícolas, por via de uma linha de crédito, cujo reembolso será feito num período de 3 a 4 anos, com uma taxa de juros de 3 por cento. HD