Saurimo - O governador da província da Lunda-Sul, Daniel Neto, orientou esta quarta-feira, a administração municipal de Saurimo , a reforçar os apoios aos produtores, no quadro do Programa Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, com vista o aumento da produção agrícola na circunscrição.
O governante deixou esta orientação na 11ª reunião ordinária do governo provincial, recomendando a aquisição de equipamentos de trabalho, sementes, motorizadas de três rodas, moagens para a transformação dos produtos e outros elementos necessários para o desenvolvimento da agricultura em Saurimo.
"Para a redução dos preços dos produtos principais, precisamos olhar para a agricultura como prioridade, por isso, as administrações municipais, devem investir mais na agricultura, apoiando os produtores com meios que possam contribuir no aumento da produção e o escoamento dos produtos", frisou.
Realçou que a província da Lunda-Sul tem dado bons sinais na produção de grãos, com realce para o milho, arroz e feijão, um facto que merece atenção especial das administrações para o contínuo desenvolvimento do sector agrícola.
"Há uma demonstração de vontade por parte das famílias camponesas, que com seu esforço vão produzindo uma boa quantidade de alimentos, precisando apenas de mais apoio do governo para aumentarem os níveis de produção", disse.
Durante reunião os membros do governo analisaram a situação social, político e económico de Saurimo, execução do programa de combate a fome e a pobreza, projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e as obras do sistema de água.
Os membros foram informados sobre os projectos aprovados no Orçamento Geral do Estado (OGE/2025).EM/JW/HD