Uíge – O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, apelou esta quarta-feira, na cidade do Uíge, à juventude local a apostar na produção do café, para alavancar a economia da região e gerar empregos para a população.
O desafio foi lançado durante um encontro que manteve com os líderes de diferentes agremiações juvenis do município do Uíge, com objectivo de auscultar as suas preocupações, assim como informar sobre os projectos em curso na região.
“Queremos que os jovens apostem na produção do café,fazendo recurso às novas tecnologias de informação”, incentivou.
Para a sua materialização, referiu que o Instituto Nacional do Café (INCA) e o governo da província local estão disponíveis para a distribuição de mudas de café e terrenos aos jovens interessados em produzir essa cultura que, na era colonial, a região foi o maior produtor.
O governante lembrou aos presentes que a província é potencialmente agrícola, justificando que possui condições favoráveis (água e terras férteis) para o fomento da produção de alimentos.
“Se tivermos uma produção em massa, teremos capacidade de transformar os alimentos para criar emprego e renda familiar”, explicou o governador.
Durante o encontro, o governante explicou que os diversos projectos, em curso na região, estão virados para a juventude, nos domínios do ensino, educação, desporto, saúde e lazer.
Por sua vez, os jovens apontaram a falta de habitação, melhoria das vias de acesso, formação profissional, educação, entre outras preocupações que precisam ser melhoradas. NM/JAR