Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FRESAN apoia 15 mil famílias afectadas pela seca

     Agricultura              
  • Huíla • Quarta, 16 Fevereiro de 2022 | 09h37
Huila: Gado bovino
Huila: Gado bovino
Morais Silva

Lubango – Quinze mil famílias do sul de Angola beneficiam, desde 2018, de acções de apoio à agricultura familiar, à nutrição e ao acesso à água, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Resiliência, da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o FRESAN, componente gerida pelo Instituto Camões, e o Governo angolano, com vista a reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca nas províncias da Huíla, do Namibe e do Cunene.

Os beneficiários, seis mil 600 são da província do Cunene, quatro mil 800 da Huíla e três mil 600 do Namibe.

Em declarações à ANGOP, esta quarta-feira, no Lubango, a coordenadora-geral do FRESAN/Instituto Camões, Patrícia Carvalho, afirmou tratar-se de componentes que estão a ajudar as famílias a ter uma vida mais sustentável.

Na componente de acesso à água, a fonte declarou que foram reabilitados 33 sistemas de captação e 75 construídos de raiz, assim como está em fase de construção outros 39.

Explicou que as tecnologias de água adoptadas até ao momento são essencialmente represas, sistemas de irrigação gota a gota, furos, cisternas de betão, açudes e barragens subterrâneas com sistema de bombeamento.

Acrescentou que as acções beneficiaram localidades dos municípios do Cuvelai, Ombadja, Curoca, Cuanhama (Cunene), Humpata, Gambos, Quilengues, Chicomba (Huíla) e Virei (Namibe).

Segundo a fonte, a instalação das infra-estruturas de água para consumo humano, animal e irrigação beneficiaram 80 mil pessoas, 85 mil bovinos e irrigam 18 hectares.

Indicou igualmente a previsão de reabilitar mais de 600 sistemas de captação até 2024, para apoio às populações mais vulneráveis, cujos efeitos das alterações climáticas são “severos” e a escassez de água é um problema “crítico”.

No âmbito da componente da agricultura familiar sustentável, gerida também pelo Instituto Camões, a fonte destacou a instalação de 138 Escolas de Campo Agrícola (ECA), beneficiando sete mil 136 camponeses, sendo mil 486 no Cunene, quatro mil 222 na Huíla e mil 428 no Namibe.

Com essa acção, os agricultores beneficiaram de factores de produção agrícola, como o reforço da capacidade produtiva agro-pecuária, mediante a introdução de culturas resistentes à seca, combate de pragas, maneio e sanidade animal, bem como sistemas de irrigação, o que resultou em cerca de 122 hectares cultivados.

Na presente campanha agrícola, o apoio disponibilizado até ao momento, através das ONG subvencionadas pelo FRESAN/Instituto Camões baseou-se na disponibilização de sementes, fertilizantes e ferramentas agrícolas, beneficiando cinco mil 350 famílias.

A União Europeia financia o Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN) com 65 milhões de euros no período de 2018 a 2024.

O Instituto Camões é responsável pela gestão de cerca de 48,6 milhões de Euros, tendo o projecto um total de custos incorridos de cerca de 12% e compromissos assumidos na ordem dos 54%.

Os compromissos assumidos, entre outros custos, correspondem em 22 milhões de Euros em subvenções para 19 projectos de ONG internacionais e nacionais que implementam acções no âmbito da água, nutrição e agricultura familiar, apoio a campanhas de vacinação bovina (2019, 2020, 2021).

Apoiou igualmente a realização do inquérito de Avaliação da Vulnerabilidade à Insegurança Alimentar, à Estação Zootécnica da Cacanda e Estação Agrária do Namibe, realização de estudos no âmbito da agricultura familiar, sementes, solos e pastos, formação de técnicos de saúde em nutrição e supervisão de Unidades Especiais de Nutrição.





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

Angola pode almejar lugar no CS da ONU

 Terça, 03 Dezembro de 2024 | 20h09

África do Sul quer alargar criatividade aos municípios

 Terça, 03 Dezembro de 2024 | 19h58

Angola termina invicta fase regular do CAN de andebol

 Terça, 03 Dezembro de 2024 | 19h32

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+