Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, defendeu hoje, quinta-feira, mais aposta na agricultura familiar e valorização dos produtores, por representarem a solução para produção de alimentos em tempos de crise.
Ao proceder a abertura do 24º Encontro Provincial das Comunidades, promovido pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA-Antena Malanje), o vice-governador destacou o contributo da agricultura familiar para a diversificação económica e garantia da segurança alimentar no país.
Frisou que esta prática tem um valor intemporal, não somente em termos económicos mas também culturais, porquanto mantém as famílias unidas e permite a transmissão de conhecimentos técnicos e renda activa, de geração em geração.
Neste sentido, destacou os apoios que a ADRA e seus parceiros têm prestado aos produtores dos municípios de intervenção, nomeadamente Malanje, Cacuso, Quela, Calandula, Kiwaba Nzoji e Cangandala, cujos impactos têm se reflectido no bem-estar das famílias e desenvolvimento sustentável das comunidades.
Por outro lado, frisou que o Encontro das Comunidades, realizado há 24 anos pela ADRA, tem servido de plataforma para discussão de programas e projectos públicos e empoderamento das famílias camponesas.
Sob o lema “Produtores familiares unidos rumo ao desenvolvimento das comunidades", o 24º Encontro Provincial das Comunidades conta com a participação de agricultores, directores provinciais, administradores municipais adjuntos e representantes de organizações da sociedade civil.
O evento encerra ainda hoje e visa proceder ao balanço do 23º encontro, análise das experiências das comunidades e das políticas do Executivo, do processo de legalização de terras, financiamento à agricultura familiar e do programa Kwenda. ACC/PBC