Sumbe – Quatro mil pintos começaram a ser distribuídos esta segunda-feira, aos avicultores da cidade do Waco Cungo, município da Cela, província do Cuanza Sul, soube hoje a Angop.
A acção está a ser promovida pela administração local, através de um Programa de Fomento a Avicultura, visando abranger numa primeira fase, 40 empreendedores.
De acordo com o director municipal da Agricultura Pecuária e Pescas, Elias Ferreira o objectivo é fomentar a reprodução de aves, assegurar e elevar a qualidade de vida dos cidadãos.
O responsável apelou aos interessados a contactarem a sua direcção naquela circunscrição com vista a beneficiarem-se do projecto de iniciativa governamental.
Fez saber que dos 40 empreendedores, apenas 12 estão inscritos e já a receber as aves, com o compromisso de expandirem a reprodução e beneficiarem demais cidadãos nas suas comunidades.
Anunciou para breve a recepção de mais oito mil pintos que serão distribuídos a outros cidadãos que não foram contemplados nesta primeira fase.
De acordo com Filomena António, uma das beneficiárias, este é um acto que vai melhorar a dieta alimentar e a renda familiar.
Para José Carlos é de louvar o gesto do Governo e promete fazer com que demais munícipes que não beneficiaram nesta primeira fase venham a aderir pois facilitará o auto-emprego.
Já a empreendedora Gizela Correia considera que este pode ser o princípio de um futuro promissor em que garantirá postos de trabalho a muitos jovens.
Em Maio do corrente ano, o Governo distribuiu, no município do Ebo, província do Cuanza Sul, mil pintos a várias cooperativas, entre as quais, a das Mulheres batalhadoras, Agri-Jovem, dos Ex-militares e 4 de Abril.
A vila do Waco Cungo tem uma população estimada em 30 mil habitantes que tem como ocupação, na sua maioria, da prática da agricultura e pecuária.