Luena – Uma feira agropecuária, que prevê arrecadar 40 milhões de kwanzas foi, esta quarta-feira, aberta no Luena, província do Moxico, no quadro da celebração dos 68 anos da elevação desta região à categoria de cidade.
No primeiro dia da feira, com duração de três dias, pelo menos 15 dos 50 expositores previstos dos municípios Camanongue, Léua e da Cameia exibiram produtos agrícolas com destaque ao arroz, mandioca, milho mel, bombó e hortícolas.
O administrador adjunto para área económica e financeira, Baptista Inácio, justificou a realização do evento com a necessidade de se promover os produtos locais e incentivar a prática a agrícola na região.
O produtor Simão António Cavavu, um dos mais referenciados na região, destacou a iniciativa do evento, afirmando que tem apostado no cultivo do milho, mandioca, feijão e hortícolas diversas, contando actualmente com 106 hectares de terra cultivada.
A feira que decorre na Avenida 1º de Maio prevê também a participação de produtores da vizinha província do Bié.
No município do Moxico (sede) estão controlados 181 produtores organizados em 85 cooperativas entre os quais de ex -militares e pequenos agricultores. MT/TC/YD