Huambo - O decano da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos, Ambrósio Fortunato Almeida, apontou, esta sexta-feira, a promoção de técnica agrícola, para desenvolver agricultura familiar, como uma das principais apostas.
O responsável académico, que falava no acto comemorativo ao 62 aniversário da instituição de ensino superior público, disse que a FCA tem firmado parcerias com organismos estatais e organizações não-governamentais, para permitir a administração das técnicas agrícolas e assessoramento aos camponeses familiares.
Ambrósio Fortunato Almeida disse que os estudantes têm vindo a desenvolver, principalmente, nos arredores do bairro de Gongouinga, ensaios de produção agrícola e aulas de demonstração, com foco no reforço das capacidades para o domínio da agricultura sustentável.
Acrescentou que estas acções desenvolvidas, anualmente, pela Faculdade de Ciências Agrárias nas comunidades, visam transmitir técnicas modernas de produção, para a resiliência económica, por via da agricultura familiar.
Informou que os finalistas, sobretudo, têm participado na instrução de técnicas agrárias dos produtores familiares, para contribuir no rendimento produtivo e, ao mesmo tempo, na implementação dos projectos relacionados com a segurança alimentar e o combate à pobreza nas comunidades.
Deu a conhecer que as fazendas locais têm, igualmente, merecido supervisão em técnicas agrárias dos e finalistas, com foco no aumento dos rendimentos produtivos, para alcançar a economia da província, bem como na consolidação das iniciativas empreendedoras dos jovens.
Ressaltou que as terras da província do Huambo são potenciais para o fomento da agricultura sustentável, através da aplicação assertiva de fertilizantes orgânicos e químicos, que carecem de estudos periódicos dos solos, para construção de uma base económica sólida e saudável na preservação do ecossistema.
Nesta altura, são controlados mil e 95 estudantes a frequentarem os cursos de licenciatura de engenharias Agronómica e Florestal.
Ministra ainda cursos de mestrados em engenharias Florestal e Ambiente, Produção e Tecnologia Alimentar, Agricultura e Recursos Naturais, assim como o de doutoramento em Tecnologia Agro-alimentar
percurso histórico
A FCA foi fundada em 1962, por ocasião da institucionalização dos estudos gerais universitários de Angola. Foi implementada no Huambo em 1968, com os cursos de licenciatura em Ciências Agrárias, Silvicultura e Medicina Veterinária.
Em 1975 conheceu a sua primeira paralisação, devido ao processo de descolonização, tendo retomado três anos depois (1978).
A segunda paralisação aconteceu em 1992, por força do conflito armado, tendo apenas retomado em 2003, depois do alcance da paz, em Abril de 2002, altura em que também conheceu o desmembramento do curso de Medicina Veterinária.
Desde 2003, já foi orientada por Hilário Salupula, como coordenador da comissão instaladora e pelos decanos Armando Manuel Valente, António Eduardo Bartolomeu Alicerces, Guilherme Pereira e Imaculada Henrique Matias.
Actualmente, ministra cursos de licenciatura de Engenharia Agronómica e Florestal e de mestrado em Agronomia e Recursos Naturais e Tecnologia alimentar. LT/JSV/ALH