Benguela – Pelo menos onze mil e 600 ovos são colocados diariamente no mercado local pela Fazenda Agro-pecuária Velho Gando, localizada no município da Catumbela, província de Benguela, soube este sábado a ANGOP.
Com sede no perímetro agrário da Catumbela, junto à Estrada Nacional EN100, a Fazenda Velho Gando ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, sendo o foco contribuir para o fomento e diversificação da produção nacional.
O projecto teve início recentemente e a Fazenda Velho Gando tem já doze mil aves poedeiras, o que garante uma produção média diária de 11.600 ovos para abastecer o mercado.
O director técnico do empreendimento, Moisés Segunda, explica que a nave está equipada com tecnologias e equipamentos de ponta que, além de facilitar a alimentação das aves, também permitem a recolha automática dos ovos e dos dejetos.
A preocupação com a sustentabilidade ambiental é o apanágio da empresa e, segundo ele, se reflecte no aproveitamento dos dejetos para serem usados como adubo orgânico.
Conforme disse, o desafio é instalar mais três naves para aumentar a capacidade de produção do aviário até 22 milhões de ovos/ano.
Moisés Segunda revela, por outro lado, que a fazenda tenciona produzir aproximadamente 70 mil galinhas rijas e 107 mil frangos, na segunda fase do projecto.
Por enquanto, funcionam quatro naves de recria e engorda de frangos, com o director a acrescentar que o objectivo é instalar mais três naves de maior capacidade para produzir frangos entre 45 e 60 dias.
Ainda sobre os planos, dá conta de que está a ser construído um matadouro que terá câmaras frigoríficas e uma capacidade para abater até cinco mil aves por dia.
Relativamente à suinicultura, outra aposta, o director técnico aponta como meta atingir mais de cinco mil quilogramas de carne suína e pouco mais de três mil quilogramas de carne caprina.
Para isso, antecipa que o actual pavilhão vai ser ampliado e reequipado, visando o maneio de 200 matrizes suínas e engordar 5.760 leitões por ano.
A mesma fonte fez saber que a fazenda possui uma nave com cerca de 400 cabras geneticamente melhoradas, tendo em vista a produção de carne caprina.
Produção agrícola
A produção de 210 toneladas de banana/ano é outra ambição da Fazenda Agro-pecuária Velho Gando, conforme avança o seu director técnico.
Moisés Segunda diz que dos 30 hectares de terras agricultáveis disponíveis actualmente, seis ha já estão ocupados com a cultura da banana.
Associado a isto, frisou, também está a exploração de quatro hectares e meio com maracujeira, prevendo uma produção anual acima de 60 toneladas de maracujá.
Para o melhor funcionamento da pecuária, a fazenda dispõe de uma fábrica para produção de ração, com uma capacidade instalada de uma tonelada e meia por hora.
Por isso, Moisés Segunda descreve o empreendimento como um projecto integrado de produção agro-pecuária, num espaço de 30 hectares no perímetro irrigado da Catumbela, para fomentar o crescimento e o desenvolvimento da região.
Com 120 trabalhadores, a Fazenda Agro-pecuária Velho Gando construiu uma moradia dos técnicos para assegurar o seu bem-estar social.
Incentivo do Governo
Sabe-se, no entanto, que o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, já tomou contacto com este projecto, tendo manifestado satisfação por ver a iniciativa alinhada com o objectivo do Executivo angolano de aumentar a produção nacional.
Após uma audiência, em Luanda, concedida à direcção da referida fazenda, o titular da Agricultura aproveitou para incentivar os agricultores a apostarem na produção de cereais como trigo, milho e soja.
O desafio do Governo é garantir a sustentabilidade da produção dos avicultores, assim diminuindo as importações. JH/CRB