Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Fazenda Velho Gando coloca mais de onze mil ovos/dia no mercado

     Agricultura              
  • Benguela • Sábado, 27 Julho de 2024 | 19h35
Produção de ovos
Produção de ovos
AURÉLIO JANEIRO-ANGOP

Benguela – Pelo menos onze mil e 600 ovos são colocados diariamente no mercado local pela Fazenda Agro-pecuária Velho Gando, localizada no município da Catumbela, província de Benguela, soube este sábado a ANGOP.

Com sede no perímetro agrário da Catumbela, junto à Estrada Nacional EN100, a Fazenda Velho Gando ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, sendo o foco contribuir para o fomento e diversificação da produção nacional.

O projecto teve início recentemente e a Fazenda Velho Gando tem já doze mil aves poedeiras, o que garante uma produção média diária de 11.600 ovos para abastecer o mercado.

O director técnico do empreendimento, Moisés Segunda, explica que a nave está equipada com tecnologias e equipamentos de ponta que, além de facilitar a alimentação das aves, também permitem a recolha automática dos ovos e dos dejetos.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental é o apanágio da empresa e, segundo ele, se reflecte no aproveitamento dos dejetos para serem usados como adubo orgânico.

Conforme disse, o desafio é instalar mais três naves para aumentar a capacidade de produção do aviário até 22 milhões de ovos/ano.

Moisés Segunda revela, por outro lado, que a fazenda tenciona produzir aproximadamente 70 mil galinhas rijas e 107 mil frangos, na segunda fase do projecto.

Por enquanto, funcionam quatro naves de recria e engorda de frangos, com o director a acrescentar que o objectivo é instalar mais três naves de maior capacidade para produzir frangos entre 45 e 60 dias.

Ainda sobre os planos, dá conta de que está a ser construído um matadouro que terá câmaras frigoríficas e uma capacidade para abater até cinco mil aves por dia.

Relativamente à suinicultura, outra aposta, o director técnico aponta como meta atingir mais de cinco mil quilogramas de carne suína e pouco mais de três mil quilogramas de carne caprina.

Para isso, antecipa que o actual pavilhão vai ser ampliado e reequipado, visando o maneio de 200 matrizes suínas e engordar 5.760 leitões por ano.

A mesma fonte fez saber que a fazenda possui uma nave com cerca de 400 cabras geneticamente melhoradas, tendo em vista a produção de carne caprina. 

Produção agrícola

A produção de 210 toneladas de banana/ano é outra ambição da Fazenda Agro-pecuária Velho Gando, conforme avança o seu director técnico.

Moisés Segunda diz que dos 30 hectares de terras agricultáveis disponíveis actualmente, seis ha já estão ocupados com a cultura da banana.

Associado a isto, frisou, também está a exploração de quatro hectares e meio com maracujeira, prevendo uma produção anual acima de 60 toneladas de maracujá.

Para o melhor funcionamento da pecuária, a fazenda dispõe de uma fábrica para produção de ração, com uma capacidade instalada de uma tonelada e meia por hora.

Por isso, Moisés Segunda descreve o empreendimento como um projecto integrado de produção agro-pecuária, num espaço de 30 hectares no perímetro irrigado da Catumbela, para fomentar o crescimento e o desenvolvimento da região.

Com 120 trabalhadores, a Fazenda Agro-pecuária Velho Gando construiu uma moradia dos técnicos para assegurar o seu bem-estar social.

Incentivo do Governo

Sabe-se, no entanto, que o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, já tomou contacto com este projecto, tendo manifestado satisfação por ver a iniciativa alinhada com o objectivo do Executivo angolano de aumentar a produção nacional.

Após uma audiência, em Luanda, concedida à direcção da referida fazenda, o titular da Agricultura aproveitou para incentivar os agricultores a apostarem na produção de cereais como trigo, milho e soja.

O desafio do Governo é garantir a sustentabilidade da produção dos avicultores, assim diminuindo as importações. JH/CRB 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+