Luena – A fazenda agro-pecuária T- Mariz, de iniciativa privada, localizada na localidade do Luando, provincia do Moxico, perspectiva a produção da farinha de trigo e arroz, na próxima campanha agrícola 2024-25.
Segundo a proprietaria da fazenda, Teresa Vieira Mariz, numa fase experiemental está a ser preparada uma área de 20 hectares, para a produção das referidas culturas.
Teresa Vieira Mariz, baptizada por “rainha da mandioca”, face a sua “forte” aposta na produção agrícola, disse que anualmente a fazenda tem tido uma colheita de mais de 500 toneladas de mandioca e 50 de milho, que têm abastecido os mercados das províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, assim como Luanda.
Para o novo ano agrícola, estão, igualmente, projectados uma produção de 150 hectares de mandioca, 70 de milho e 20 de batata-doce, entre outras culturas.
A gestora, que falava no quadro de uma visita de campo da secretária-geral da OMA, Joana Tomás, para constatar o trabalho realizado, o ambito do projecto “Kudima” , disse que a meta passa pela aquisição de mais equipamentos, de modo a aumentar os níveis de produção.
“ Já estou nesse nível, mas gotaria de poder fazer muito”, expressou a responsável.
Por sua vez, a secretaria-geral da OMA, Joana Tomás, comprometeu efectuar advogacia para que mais mulheres que se dedicam na agricultura tenham acesso ao crédito bancário para reforçar o volume de produção de bens alimentares no país.
Implantada numa área de mil hectares, destes 700 trabalhados, a Fazenda T- Mariz, localizado a 104 quilometros a sul da cidade do Luena, funciona desde 2006, tendo garantido 60 postos de trabalho. MT/TC/YD