Samba Caju- A fazenda Samba Lucala, localizada no município de Samba Caju, província do Cuanza Norte, prevê colher duas mil 24 toneladas de massango nesta época agrícola 2024/2025, para abastecer o mercado nacional.
Sob gestão do Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA), a fazenda cultivou 102 hectares do cereal, também conhecido como milhete, que destina-se a alimentação humana e produção de ração animal.
A informação foi avançada hoje, pelo director geral adjunto da Fazenda, coronel José Cândido Filipe, tendo explicado que após o ensaio das culturas de trigo e arroz, a unidade está apostada na produção de massango.
Fez saber que a fazenda cultivou, igualmente, mil 250 hectares de milho, 870 de soja, 164 de trigo, 150 de feijão e 65 toneladas de arroz, com uma previsão de colheita de 13 mil e 25 toneladas de cereais e grãos.
O massango pode ser usado na produção de bebidas, na medicina natural para promover a saúde intestinal, proteger a saúde cardiovascular, controlar a obesidade, reduzir o stress oxidativo, atenuar dores e má disposição.
Rico em fibras, contém vitamina B3, magnésio, e antioxidantes, o massango é nativo do continente africano e asiático, tendo sido um dos primeiros cereais a ser cultivado em todo o mundo.
É um alimento muito versátil, pode ser utilizado para preparar funge, pão, broa, papas, bolos e biscoitos.
Inaugurada em Novembro de 2022, a Fazenda Samba Lucala, possui uma extensão de 10 mil hectares, dos quais dois mil 600 estão a ser cultivados. EFM/IMA/PBC