Benguela - A fazenda Pembati, localizada no vale do Cavalo, em Benguela, foi inspeccionada esta sexta-feira pela Associação Nacional de Avicultura de Angola, com vista a aferir a sua capacidade instalada e condições de produção.
De acordo com o representante da ANAVI, Jamir Baptista, o objectivo é mapear as infra-estruturas agrícolas, avaliar a capacidade de produção e identificar os desafios que os produtores enfrentam para promover situações sustentáveis no sector.
Além disso, pretende-se, essencialmente, discutir estratégias de crescimento e desenvolvimento, através do Consórcio Nacional do Frango.
"O objectivo do mapeamento é perceber o nível de avanço que o promotor tem até ao momento, os constrangimentos e o que a ANAVI pode fazer para garantir a via mais certa para encontrar soluções", afirmou.
"Estamos aqui para abraçar este processo e dizer que o promotor não está sozinho e tudo faremos para que os apoios que se impõem sejam solicitados a quem de direito, para que se tomem decisões rápidas no sentido de resolver o assunto" afirmou.
Segundo Jamir Baptista, esta é a primeira visita de muitas que se vão seguir em todos os municipios, para o desenvolvimento da avicultura na província de Benguela.
O representante da ANAVI infirmou que o Executivo está interessado nestas informações para ter melhor visibilidade sobre as infra-estruturas activas e inativas e direccionar, de forma estratégica e eficaz, o seu apoio.
A exemplo disso, revelou que estão a caminho de Angola cerca de 20 toneladas de milho e de soja que serão colocados de forma bonificada à disposição dos produtores.
Fazenda Pembati
A fazenda Pembati é um aviário com uma extensão de mil e setecentos metros quadrados e uma produção de 27 mil galinhas.
Possui duas naves para produção de frangos, na ordem das 50 mil unidades em cada 40 dias, sendo 25 mil para cada uma das naves.
"A fazenda vai produzir 70 toneladas de carne em cada 40 dias e conta com cinco chocadeiras com capacidade para 12,500 ovos em cada", afirmou.
Jamir Baptista afirmou que a fazenda Pembati conta com uma componente muito importante que é um matadouro.
Entre as suas infra-estruturas, existe uma câmara de congelação e refrigeração, e capacidade de estocagem para 40 toneladas de frango.
Na opinião de Jamir Baptista, esta fazenda vai facilitar o trabalho da ANAVI, de recolha de dados estatísticos para apresentar ao Executivo.
"Apesar de ser um projecto iniciado há cerca de dois anos, tem um avanço de quase 99 por cento, percebendo-se que, nesta fase, existem constrangimentos como por exemplo a variação da moeda nacional e a subida de preços", comentou.TC/CRB