Matala - Mais de 390 toneladas de produtos diversos serão, até finais de Outubro, colhidas na Fazenda Patunga, que explora as terras férteis há cinco anos no Perímetro Irrigado do Município da Matala, e cuja safra começou a ser extraída em Agosto.
Ao todo, 90 trabalhadores, 20 dos quais efectivos e os restantes sazonais, trabalham na colheita de hortícolas, leguminosas e tubérculos, de acordo o responsável da fazenda, Jacob Menezes Tchalengua, que disse ser a maior produção de sempre do empreendimento.
Falando no quadro de uma visita que o administrador municipal da Matala, Manuel Quilende, efectuou à fazenda, a fonte informou que se prevê colher mais de 280 toneladas de batata, 30 de alho e 80 de feijão.
Assinalou que a produção já tem compradores e se vai reservar algumas toneladas para semente, assegurando a continuidade da produção para próxima época agrícola.
O responsãvel pediu o apoio financeiro para a aquisição de meios mecanizados.
O perímetro Irrigado da Matala, o maior do país, é suportado por um canal de 42 quilómetros, que irriga mais de 10 mil hectares, sendo um dos principais pólos agrícolas da Huíla. MS