Malanje - Trinta mil toneladas de batata-rena começaram a ser colhidas hoje, sexta-feira, na fazenda Lutete, comuna de Quizenga, município de Cacuso, pela empresa Marsiris.
O projecto agrícola de iniciativa privada implementado numa área de 500 hectares e concebido em seis meses deu emprego a 250 jovens.
A cerimônia de abertura da colheita foi testemunhada, sexta-feira, pelo ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, o governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, entre outras individualidades.
O ministro da Agricultura e Floresta, António Francisco Assis, mostrou-se regozijado com a iniciativa bem como com a tecnologia usada na produção, o que está a permitir colher 60 toneladas de batata-rena em cada hectare.
Anunciou para breve a criação de campos agrícolas nas cadeias de Malanje, para que os reclusos possam produzir batata-rena e outras culturas para a sua alimentação e o excedente servirá para comercialização nos mercados do país.
Por sua vez, o governador provincial, Marcos Nhunga realçou que a par deste projecto, a província necessita de mais investimentos estrangeiros para apoiar os empresários locais do sector agrícola para o aumento da produção e da produtividade.
Enalteceu a iniciativa da empresa Marsiris neste quesito, cujo investimento vai ajudar na redução das importações e na diversificação da economia.
Enquanto isto o administrador municipal de Cacuso, Manuel Van-dúnem, garantiu que a região dispõe de terras aráveis e reservas para agricultura em grande escala, tendo apelado aos potenciais interessados a investir no município.
Já a sócia gerente da Empresa Marsiris, Sónia Lion, disse que a produção em grande escala da batata teve a duração de quatro meses, cujo produto vai abastecer os mercados da província e do país.
A par da batata, fez saber que a empresa está a desenvolver outros projectos na província de Malanje com destaque para a criação de suínos e produção do arroz em grande escala no município do Luquembo.
O município de Cacuso conta com cinco comunas, sede (Cacuso), Lombe, Quizenga, Pungo-A-Ndongo e Soqueco. RM/NC/PBC