Cabinda – Quinze toneladas de citrinos foram colhidas na campanha agrícola 2022/2023 na fazenda Befu-Befu, localizada na aldeia de Chimingo, município de Cacongo, província de Cabinda, verificando-se um aumento de duas toneladas em comparação a safra anterior.
Em declarações hoje à imprensa, o gestor da fazenda, Filipe Goma, disse que a tangerina, a laranja e o limão foram os citrinos mais produzidos naquela fazenda de iniciativa privada.
Fez saber que a fazenda Befu-Befu dispõe de um espaço de 10 hectares só para a produção de citrinos, frisando que para a presente época agrícola está a ser ensaiado o cultivo de outras culturas, como a banana, mandioca, abóbora, pepino, couve, repolho, cebolas e tomate, numa área de três hectares.
Informou que parte considerável da produção agrícola é comercializada no mercado interno, principalmente para as localidades de Kabassango e São Pedro.
Entre as dificuldades, a fonte mencionou a aquisição de fertilizantes, sementes e adubos no mercado local, acrescentando que muitas vezes são obrigados a recorrer em Luanda ou em países vizinhos.
Falou também dos constrangimentos que a fazenda encontra na obtenção de créditos bancários, para quem existem projectos para a produção de tubérculos e cereais em grande escala.
A fazenda Befu-Befu emprega 15 trabalhadores. JFC/JL