Lubango - Dois milhões e 800 mil kwanzas foram disponibilizados, na quinta-feira (12), pelo Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), a dez Escolas de Campo do município da Jamba, na província da Huíla, no âmbito do fomento da produção local.
A iniciativa do Fundo das Nações para a Alimentação (FAO), no quadro do Programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar em Angola (FRESAN), que visa dotar as escolas de Campo de meios para o seu normal funcionamento.
A informação foi avançada à imprensa, pelo coordenador da FAO na Huíla, Jandir Fins, tendo realçado ser um processo que estão levar nos últimos anos a nível da província, a implementação de escolas de campo e obedece a várias metodologias de implementação.
Destacou que esta fase é uma das mais importantes, em que é entregue um valor monetário simbólico de 280 mil kwanzas para cada uma dela, nas diferentes localidades do município, montante não reembolsável do chamado fundo de arranque.
Frisou ser um reforço para cada uma delas, com vista a ajudar na actividade agrícola que essas têm realizado, mas também impulsioná-las com objectivo de sustentabilidade.
Por sua vez, Fernando Dungula em representação dos demais membros das escolas de campo, agradeceu o apoio, pois vai dar um grande impulso para o aumento da produção, com a compra de sementes e vários meios de trabalho, assim como a abertura de poços de água para irrigar as culturas.
Entretanto, o administrador municipal da Jamba, Luís Marcelo, que prestigiou o momento, exortou aos beneficiários a destinarem o dinheiro aos fins pelos quais foram entregues, como é o caso da aquisição de sementes, fertilizantes e outros meios de produção agrícola.
O Município da Jamba, com uma extensão de 12 mil quilómetros quadrados, dista a 315 quilómetros a Leste da sede capital huilana e tem uma população estimada em 142 mil 361 habitantes, segundo a projecção do INE para 2024. BP/MS