Menongue - Pelo menos 12 toneladas de sementes de milho, massango, massambala e de arroz foram entregues às famílias camponesas das comunas do Jamba Cueio e Caiundo, município de Menongue, província do Cuando Cubango, para o aumento da produtividade nesta época agrícola.
As sementes foram entregues pelo administrador municipal de Menongue, Roberto Biwango, sendo que, para a comuna do Jamba Cueio, foram cinco toneladas e Caiundo sete, contemplando enxadas, catanas e limas.
No total, cerca de 19 mil famílias camponesas, agrupadas em associações e cooperativas agrícolas, foram beneficiadas com as sementes e insumos agrícolas.
No acto, o administrador Roberto Biwango incentivou os beneficiários cultivarem as sementes distribuídas, para que a produção sirva de sustento de todas famílias e garantir, desta forma, a segurança alimentar para as comunidades locais.
Mostrou-se satisfeito com a agricultura familiar que as associações e as cooperativas das redes comunitárias agrícolas estão a praticar, daí a aposta da administração municipal em distribuir mais imputes agrícolas, com vista a alavancar a produção e a produtividade.
Segundo disse, a entrega de sementes e insumos agrícolas confirmam a importância que o Governo atribui às comunidades no exercício da agricultura, uma acção enaltecida pela administradora exercício da comuna do Jamba Cueio, Domingas Bongue, por quanto o apoio chegou em boa altura, em que as famílias estão no campo, por conta da chuva que cai regularmente.
Fez saber que na comuna da Jamba Cueio vivem mais de cinco mil habitantes, maioritariamente camponeses, que dedicam-se ao cultivo de massango, massambala e milho.
Já o soba da comuna do Caiundo, Gabriel Cambinda, que falou em nome de todas as autoridades tradicionais na circunscrição, louvou a iniciativa da administração municipal de Menongue, uma vez que muitos dos 14 mil habitantes são camponeses, mas que carecem de sementes e outros inputes para aumentar a produção do campo.
Por sua vez, o administrador da comuna do Caiundo, Moura Jamba, garantiu que a população daquela região está empenhada no cultivo e a entrega de sementes vai permitir fortalecer as famílias camponesas, que enfrentaram, na campanha agrícola 2023/2024, estiagem severa, que prejudicou todas as culturas do campo.
Solicitou, na ocasião, o reforço de apoio da administração municipal de Menongue, para além de sementes diversas, com charruas de tracção animal.
A localidade conta com 23 escolas de campos, que está apostar na formação de boas práticas de agricultura, visando maior rentabilidade na produção agrícola. ITH/ALK/FF