Uíge – Oitocentas e 15 famílias camponesas do município de Dange Quitexe, província do Uíge, vão beneficiar de terras mecanizadas para o cultivo de produtos diversos, no âmbito do programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF).
O programa, a ser executado pelas Administrações Municipais, visa empoderar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural, e contempla a preparação de 200 hectares de terra/ano em cada municipalidade.
Falando à ANGOP, nesta sexta-feira, a administradora municipal, Dionísia António, precisou que 150 hectares de terra dos 200 previstos já foram preparados.
Informou que, desde o arranque do processo em 2020, o programa já beneficiou mais de cinco mil famílias camponesas do município.
A responsável destacou o seu impacto positivo na vida das famílias camponesas do município, facto que tem permitido a redução dos níveis de pobreza.
Para além das culturas tradicionais da localidade (café, banana e a mandioca), os camponeses estão apostados na produção do gengibre, açafrão e pimenta preta.
Durante a campanha agrícola 2023/24, o município de Dange Quitexe, colheu cerca de 30 mil toneladas de produtos agrícolas diversos.
O município de Dange Quitexe, que dista a 40 quilómetros da sede capital da província, conta com uma população estimada em 32 mil 818, maioritariamente camponesa. NM/PBC