Dundo - Dois mil e 700 projectos agrícolas foram financiados até Julho deste ano, no país, com um valor global de 23 mil milhões de kwanzas, desembolsados pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, no Dundo, pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, durante o acto de entrega simbólica de equipamentos agrícolas, no âmbito do financiamento à mecanização ligeira da agricultura familiar.
Disse que o financiamento beneficiou produtores singulares, cooperativas, micro e pequenas empresas.
No total foram aprovados, até ao momento, 3.716 créditos, correspondentes em mais de 30 mil milhões de kwanzas, sendo que destes foram atendidos 2.700 pedidos , que totalizam 23 mil milhões de kwanzas.
Em relação à Lunda-Norte, prosseguiu, foram aprovados 45 pedidos de créditos, avaliados em 500 milhões de kwanzas, dos quais já foram desembolsados 26 créditos , correspondentes a 290 milhões de kwanzas.
"Tendo em conta as potencialidades da província, o FADA não está satisfeito com estas estatísticas, razão pela qual estamos aqui porque queremos melhorar as estatísticas aqui apresentadas e para o efeito nos contamos com o apoio do governo e os nossos parceiros", frisou.
Aos beneficiários do crédito em equipamentos, a responsável pediu responsabilidade na utilização dos equipamentos, cumprimento das obrigações contratuais , incluindo os reembolsos dos financiamentos.
"Temos consciência que os recursos são escassos e a continuidade desta iniciativa depende da colaboração de todos nós, por isso apelamos aos beneficiarios para que possam reembolsar os valores para que outros produtores possam também ser agraciados", frisou. HD