Huambo – Cinco cooperativas agrícolas de ex-militares da província do Huambo vão ser financiadas pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), para aquisição de insumos agrícolas, com vista a elevarem os níveis de produção.
Trata-se de organizações de camponeses dos municípios do Bailundo, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Huambo e Longonjo, que vão beneficiar de um financiamento de dez milhões de Kwanzas cada, para serem reembolsados em um ano, depois de terem sido já contemplados com tractores e alfaias.
Para o efeito, as mesmas assinaram, esta sexta-feira, os respectivos contratos, em acto orientado pelo director do Gabinete de Desenvolvimento Integral na província do Huambo, Manuel Vitongue.
A propósito, o director do Gabinete de Gestão de Risco do FADA, Anilson Tomé, assegurou que o desembolso do financiamento, inserido no crédito do fundo agrícola, virado para a aquisição de sementes melhoradas, insumos e equipamentos de pequeno porte, será efectuado em breve, tão logo se concluam os procedimentos administrativos.
Disse que a instituição vai ainda acompanhar as cooperativas, com vista a garantir a eficácia da aplicação dos valores.
Já o director do Gabinete de Desenvolvimento Integral no Huambo, Manuel Vitongue, destacou a importância do financiamento, por garantir a subsistência desta franja social, que tanto sacrifício consentiu para o alcance da paz e da reconciliação nacional.
Disse estar em curso a formalização dos processos de outras cooperativas de ex-militares, para serem submetidos aos programas de financiamentos inseridos em diversas linhas de crédito do Governo angolano.
Na província do Huambo, são controlados pelo Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares (IRSEM), 45.449 associados e seus dependentes, sendo que 40.379 já foram reintegrados em diversos projectos geradores de renda.