Ndalatando - Dezassete produtores individuais e organizados em cooperativas agrícolas, na província do Cuanza-Norte, beneficiaram, sábado, de equipamentos agrícolas para o fomento agrário na região.
Trata-se de 12 motocultivadores e cinco tractores disponibilizados pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), no âmbito do Programa do Executivo de financiamento à mecanização agrícola entregues às cooperativas do Cazengo, Cambambe, Samba-Caju, Banga e Ambaca.
Após entregar os equipamentos agrícolas, a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Maria Francisco, recordou que o acesso ao financiamento passa pela legalização da parcela de terra e da cooperativa ou micro e pequena empresa, bem como demonstrar alguma capacidade produtiva.
Reiterou que o reembolso deste financiamento, que deverá ser feito em cinco anos, com uma taxa de juro de um a três por cento, pode ser feito em duas modalidades, em dinheiro ou via produtos agrícolas.
Reafirmou que os valores do crédito variam de acordo ao tipo do equipamento, sendo 50 milhões de kwanzas o limite máximo para o financiamento de tractores e 10 milhões de kwanzas para motocultivadoras.
O FADA aprovou no Cuanza-Norte 142 pedidos de créditos, avaliados em mais de mil milhões de kwanzas.
Já foram desembolsados cerca de 129 créditos, correspondente a 918 milhões de kwanzas. DS/IMA/YD