Dundo - O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA) tem disponíveis 500 milhões de kwanzas para financiar 45 projectos na província da Lunda-Norte, no âmbito do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.
A informação foi prestada esta segunda-feira, no Dundo, pelo técnico da direção de crédito do FADA, Adão Matare, durante uma exposição de equipamentos agrícolas, sublinhando que dos 45 projectos, 26 já foram financiados.
Acrescentou que os 26 projectos consumiram 290 milhões de Kwanzas, que serviram para aquisição de inputs e preparação da terra.
Disse que a Lunda-Norte figura na lista das seis províncias selecionadas para a segunda fase do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, onde constam também o Cunene, Lunda-Sul, Cuando-Cubango, Moxico e Zaire.
Sem especificar o montante, o período e a taxa de juros do reembolso do crédito, o responsável fez saber que o financiamento, para esta segunda fase, teve início no princípio deste ano, na província do Cunene.
Por outro lado, informou que estão, actulamente, disponíveis 18 motocultivadoras e sete tratores, para micro, pequenas e agricultores individuais na Lunda-Norte, no âmbito do programa de crédito em equipamentos , cujo reembolso será feito num período de 3 a 4 anos, com uma taxa de juros de 3 por cento. HD