Malanje- O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) dispõe de 75 milhões de kwanzas para apoio de três Cooperativas agrícolas afectas a Fazenda Espaço Agrícola, para o fomento da actividade agro-pecuária, no sector familiar, em Malanje.
O financiamento, dividido em 25 milhões de kwanzas para cada Cooperativa, serão aplicados na aquisição de bens e serviços, com vista a diversificação da economia, através da produção.
Para o efeito, o FADA e a Fazenda Espaço Agrícola do município de Cacuso, assinaram quarta-feira (26), um memorando para a disponibilização da verba para a implementação de um projecto piloto, que contempla as componentes agrícolas, preparação de terras e assistência técnica.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, o financiamento vai permitir a aquisição de materiais, sementes, fertilizantes e outros meios necessários para estimular a produtividade.
Precisou que está ainda previsto para Malanje, à semelhança de outras províncias do país, apoios aos produtores rurais, em vários domínios, incluindo acompanhamento técnico.
Por sua vez, o vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Duarte Ginga, disse que a iniciativa do FADA vai trazer um impacto positivo na vida das famílias beneficiárias e das comunidades, rumo ao desenvolvimento da agricultura familiar e da produção nacional. NC/PBC