Benguela - Quarenta e sete expositores participam na primeira edição da Feira de Produtos Agrícolas do município do Chongoroi, na província de Benguela, em alusão ao 53º aniversário da ascensão da urbe à categoria de vila, soube esta segunda-feira a ANGOP.
A Expo-Chongoroi, organizada pela Administração Municipal, decorre até a próxima quarta-feira (4) sob o lema " Crescer e fazer crescer".
Produtos como arroz, tubérculos, trigo, hortaliças e frutas, de produção local, bem como recursos florestais podem ser encontrados no certame.
Estão também disponíveis serviços de saúde e outros.
Segundo o director municipal da Promoção e Desenvolvimento Económico Integrado do Chongoroi, Gilberto Tanga, o número de expositores superou as expectativas.
Augurou a realização de bons negócios por parte dos feirantes, a julgar pelo número de munícipes e outros que estão a acorrer ao local.
"Em função do número de participantes, pensa-se já na realização de outras edições como forma de estimular a produção local", disse.
Para o feirante Alberto Kamussi, da Escola de Campo Eka Combile, o evento está a proporcionar grandes oportunidades de negócios e a servir de meio de troca de experiências com os demais produtores.
Por outro lado, disse que os seus produtos estão a ter grande procura por parte dos visitantes, nomeadamente o repolho, cebola, milho, batata, banana, beringela e mandioca.
Alberto Kamussi solicita a realização de outras edições, com a participação de um maior número de expositores.
A feira foi inaugurada no último domingo pelo administrador municipal, Ernesto Pinto, em acto testemunhado por convidados, como a secretária nacional adjunta da OMA, Maria Esperança Pires dos Santos, oficiais generais e munícipes.
O município do Chongoroi, que tem na agricultura e pecuária as principais actividades dos seus seus habitantes, ascendeu à categoria de vila a 01 de Setembro de 1971.
Situa-se as 150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela. Faz fronteira, a Norte, com os municípios de Caimbambo e Cubal, a Sul com Quilengues e a Este com Caluquembe, ambos da Huíla, e a Oeste com os municípios da Baía Farta (Benguela) e Camucuio (Namibe). Tem uma densidade populacional estimada em 114.127 habitantes.
Administrativamente possui duas comunas: Bolonguera e Camuine, com 11 povoações densamente povoadas, que são Malongo, Cui, Cutembo, Cavinjirite, Hanja, Bunjei, Londanganga, Camuine Baixo, Tchitoco, Vianja e Cavissecua. CRB