Cuito - A cooperativa agro-pecuária dos ex-militares Camia Trindade, situada no município do Cuito, província do Bié, perspectiva colher, na presente campanha agrícola, mais de 200 toneladas de produtos diversos, com destaque para o milho, mandioca, batata rena e doce.
Na campanha passada foram colhidas 150 toneladas, com realce para o milho, com 80 toneladas.
Em declarações, esta terça-feira, à ANGOP, no acto provincial do Dia Internacional da Mulher Rural (15 de Outubro), Inocêncio Trindade, presidente da referida organização, referiu que, apesar da previsão do aumento da produção, esta campanha será feita manualmente, devido à avaria do único tractor, há quase um ano.
Sublinhou controlarem mais de 255 hectares de terras aráveis disponíveis, destes 137 já desbravados.
Anotou ainda que enfrentam dificuldades de varia ordem, desde a insuficiência de insumos agrícolas, instrumento de produção, fertilizantes, formação no ramo da agricultura e alfabetização a favor dos associados.
A falta de meios de transporte para o escoamento dos alimentos colhidos do campo para os centros de consumo constitui igualmente empecilho aos membros da cooperativa.
Tem como desafios, para o próximo ano, aumentar a área de cultivo, para até 250 hectares, essencialmente para no cultivo do milho, arroz e feijão.
A cooperativa agro-pecuária dos ex-militares Camia Trindade, reafirmou, já beneficiou do Governo, nos anos passados, de uma moagem, fertilizantes, pintos no âmbito do programa de repovoamento de ave, um tractor e 10 milhões de kwanzas.
Situada na localidade do Njele, município do Cuito ( Bié), a cooperativa Camia Trindade foi fundada 19 de Julho 2018. Actualmente conta com 224 membros, dos quais 104 ex-militares. BAN/PLB