Cuangar – Doze mil hectares de produtos agrícolas diversos ficaram prejudicados nesta campanha 2023/2024, no município do Cuangar, província do Cuando Cubango, por conta da estiagem que se regista desde Outubro de 2023 nesta região.
São culturas de milho, massango e massambala, plantadas por perto de cinco mil e 600 famílias camponesas.
A informação foi avançada hoje, à imprensa, pelo director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas no Cuangar, Alberto Hossi, tendo considerado preocupante a situação, pelo facto destas não terem feito reservas de sementes.
O director disse ser o segundo ano em que há pouco chuva, fazendo com que as famílias camponesas pouco se empenharam na actividade de campo.
Disse estarem em curso acções de incentivo, como a distribuição de sementes diversas e instrumentos de trabalho, para a opção, nesta altura, do cultivo de hortaliças e tubérculos (batata rena) nas margens do rio Cubango.
Por outro lado, Alberto Hossi convidou os empresários nacionais e estrangeiros a investirem para uma agricultura mecanizada, visando empregar muitas famílias camponesas locais. ITH/ALK/FF/PLB