Escolas de Campo duplicam produção da mandioca em Malanje

     Agricultura              
  • Luanda • Terça, 28 Junho de 2022 | 18h46
Mandioca (ilustração)
Mandioca (ilustração)
Lucas Neto

Luanda – A produção da mandioca, na província de Malanje, duplicou de 10 para 20 toneladas por hectar, a nível da agricultura familiar, fruto da implementação de metodologias das Escolas de Campo (ECA).

Segundo o coordenador do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), em Malanje, Paulo Sozinho, há dez anos, a produção da mandioca no seio familiar variava entre 5 a 10 toneladas/hectar. 

Em declarações à ANGOP, à margem do workshop sobre “Escolas de Campo de Agricultores: Aprendizagem e Inovações”, o também engenheiro agrónomo sublinhou que, actualmente, há casos de camponeses que chegam a produzir perto de 30 toneladas de mandioca/hectar, em função das metodologias da ECA. 

Para o especialista, as Escolas de Campo, que instruiram os camponses a desenvolver diversas culturas de forma adequada, constituiram-se um dos principais meios de transmissão de conhecimentos técnicos e práticos para os agricultores familiares. 

Fruto disso, narrou, os produtores que “não tiveram oportunidade de estudar” consideram a ECA como instrumento de aprendizagem, por permitir melhorar as técnicas de produção, particularmente, na cultura da mandioca, além de integrar o cultivo de hortículas, batata rena e frutas, particularmente em Malanje. 

O surgimento de novas cooperativas, aumento do volume de produção, orientado para o mercado, e a mudança das condições socioeconómicas das famílias, também fazem parte dos ganhos das Escolas de Campo. 

Constam ainda dos benefícios das escolas, a melhoria da organização dos sistemas produtivos nas comunidades beneficiárias, o acesso ao crédito bancário e aos insumos, assim como a melhoria da forma de negociação dos produtos dos camponeses. 

Com a perspectiva de se criar 20 mil ECA, nos próximos cinco anos, o país conta com perto de seis mil escolas, dos quais 1 248 estão instaladas em Malanje, distribuidas em 14 municipios e em 30 comunas desta província, conforme o coordenador do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), Paulo Sozinho. 

Em curso há 10 anos no país, as Escolas de Campo constituiram-se  na principal ferramenta do Serviço de Extensão Agro-pecuário do país, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), contando com apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre outras organizações. 

“Chitaka” reforça ECA 

No quadro da resposta à seca no sul de Angola e contínua melhoria dos métodos produtivos, o Ministério da Agricultura e Pescas (Minagrip), em parceria com a FAO, recorreu ao mecanismo tradicional de cultivo “Chitaka” para acelerar o processo de formação dos agricultores familiares nas ECA e atender as questões imediatas de segurança alimentar e nutricional, com foco nas crianças e mulheres. 

Iniciada no dia 15 de Fevereiro de 2022, na Huíla, a ferramenta Chitaka visa, essencialmente, aumentar o rendimento das famílias, com a diversificação produtiva (ovos, hortícolas, milho, massango e fruteiras), bem como melhorar as práticas do sistema produtivo integrado (plantas e animais). 

A produção intensiva de alimentos, com ciclos curtos, e a prática da agricultura climaticamente inteligente (gestão de água, solos e sistema de rega gota-a-gota) também constam dos objectivos da Chitaka. 

Ao fazer a apresentação desse projecto, no workshop sobre “Escolas de Campo de Agricultores: Aprendizagem e Inovações”, decorrido esta terça-feira, em Luanda, o assistente de programas da FAO, Anastácio Gonçalves, exemplicou que a implantação de uma Chitaka pode ser feito, com um investimento de cerca de 2 936 784 de kwanzas, mas a receita poderá superar o investimento e passar para cinco milhões de kwanzas, somente com a produção de ovos e hortícolas, logo no primeiro ano. 

Na ocasião, esclareceu que o retorno do investimento pode acontecer de modo sustentável, no terceiro ano do projecto, constituindo-se num forte indicador para programas de crédito para a agricultura familiar. 

De acordo com o também engenheiro agrónomo, a Chitaka permite produzir mais de 10 toneladas de alimentos/ano, bem como  seria capaz de gerar receitas na ordem dos dois milhões de kwanzas por ano (169 mil kwanzas/mês), num quadro em que 50% dos alimentos são direcionados à família. 

Concluiu que, para a realidade de Angola, em que a exploração familiar é inferior a dois hectares, a Chitaka surge como uma alternativa de mudança de paradigma e de inovação dos sistemas de produção familiar, com mais produtividade, mais rendimentos, alimentos saudáveis e amiga do ambiente.  

  





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+