Gambos – Pelo menos 28 Escolas de Campo do município dos Gambos, província da Huíla, beneficiaram, no fim-de-semana, de 984 tambores para conservar sementes, uma inovação do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, FRESAN.
Trata-se de unidades com capacidade para acolher 200 kg de sementes em grãos e conservá-las. São meios de baixo custo e elevada durabilidade, adequadas ao sector familiar, pois reduz as perdas pós-colheita, evita o uso de insecticidas, alonga o tempo de conservação, protege o grão dos ratos e confere disponibilidade de alimentos às famílias.
A tecnologia permite reservar o grão e vender quando o preço for favorável e visa, sobretudo, dar resposta à segurança alimentar e melhorar a produtividade nas regiões semi-áridas, como é o caso dos Gambos.
Na ocasião, o administrador comunal de Chiange, Lourenço Muimbove, uma das áreas beneficiárias, ressaltou a importância do auxílio técnico aos agricultores, pois as Escolas de Campo têm ajudado a melhorar e a aumentar a produtividade.
Sublinhou que a questão da conservação de sementes tem sido um problema para os agricultores, pois a falta de meios coloca sob risco a mesmas, que na maior parte dos casos acaba contaminada por pragas e fungos, enquanto se aguarda pela campanha agrícola, situação que hoje fica minimamente solucionada.
O FRESAN actua em quatro componentes, nomeadamente a resiliência e produção sustentável da agricultura familiar, a melhoria da nutrição via transferências sociais com foco na educação e na alimentação, o fortalecimento institucional e gestão de informação multissectorial e o
teste de acções sensíveis à nutrição com boa relação custo-benefício. MS