Caxito – Sessenta motorizadas de três rodas foram hoje entregues a cooperativas, associações e empresas ligadas à actividade agrícola, no âmbito do Programa Integrado do Desenvolvimento do Comércio Rural, para facilitar o escoamento de produtos do campo para a cidade.
Os beneficiados pertencem ao projecto “Kaleluia e receberam os meios em regime de crédito, no valor de 400 mil kwanzas, que deverão ser reembolsados em 24 meses.
Na ocasião, a governadora provincial do Bego, Maria Nelumba, explicou que os meios visam dar resposta ao desafio do Executivo, quanto ao escoamento de produtos do campo para os grandes centros de consumo, no âmbito do Programa Integrado do Desenvolvimento do Comércio Rural.
Aos beneficiários, a governadora recomendou o uso dos meios, especificamente para o fim a que foram concebidos, de modo a ajudar os operadores de mercadorias.
A presidente da cooperativa “CAMU”, da comuna do Úcua, Eugénia Mateus, agradeceu o gesto do Governo, por ter respondido aos pedidos dos camponeses.
Luís Delegado, encarregado da cooperativa Cilivia, nas Mabubas, disse que a recepção dos meios vai permitir a poupança do dinheiro que, até o momento, era gasto no aluguer de viaturas para o transporte da produção.
No âmbito do Programa Integrado do Desenvolvimento do Comércio Rural a província do Bengo recebeu, em Junho deste ano, 10 das 20 carrinhas previstas.