Ondjiva- O papel desempenhado pela mulher na promoção do desenvolvimento rural e da segurança alimentar das populações foi enaltecido este sábado, pela administradora adjunta para Área Política, Social e da Comunidade no município do Cuanhama, província do Cunene, Antonieta Gerson.
Ao discursar no Fórum Municipal da Mulher Rural, que decorreu na comuna de Oshimolo, reconheceu o papel que as mulheres rurais desempenham no seio das comunidades para o sustento das famílias e no desenvolvimento económico e social do país.
Disse registar-se cada vez mais um número considerável de mulheres na prática da produção agrícola, na educação das crianças, na preservação dos lares, na conservação dos valores culturais e não só.
Nesta senda, disse ser fundamental que as mesmas abracem o associativismo, criando cooperativas agropecuárias no sentido de aderirem aos processos de financiamento e alavancar o processo de diversificação da economia.
Por seu turno, a directora da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Ermelinda Alfredo, referiu que o certame, que congregou mulheres oriundas das cinco comunas, visa contribuir para a melhoria da execução de medidas, programas e políticas de desenvolvimento rural.
Segundo a responsável, a intenção é dialogar com as mulheres, para ouvir as preocupações, propostas e sugestões, promover a participação e o trabalho colectivo coordenado entre todos os intervenientes do meio rural.
Apontou ainda a promoção da imagem e o contributo das mulheres no meio rural, incentivando as associações de camponeses e de cooperativas a reflectirem sobre o papel das mulheres no meio rural e no agro-negócio e na produção alimentar.
Sob o lema ”Mulher no meio rural - chave para o desenvolvimento", o fórum está debater temas sobre a participação da mulher rural no cooperativismo e a importância da agricultura familiar.
Com 360 mil e 491 habitantes, o município do Cuanhama está dividido administrativamente pelas comunas de Ondjiva, Mongua, Nehone, Evale e Oshimolo.FI/LHE/AC